Eleições
Eleições na PREVI têm mudanças
No período de 18 a 30 de abril, serão realizadas as Eleições da PREVI para escolha de representantes dos associados nos cargos de administração e fiscalização e nos conselhos consultivos do Plano 1 e do PREVI Futuro. O processo eleitoral acontece conforme o Estatuto e o Regulamento de Consultas aos Participantes e Assistidos.
O calendário eleitoral foi antecipado para obedecer à Instrução Previc nº 6, de 29/05/2017, que determina os procedimentos para certificação e habilitação de dirigentes das entidades fechadas de previdência complementar (EFPC), e para viabilizar a posse até o primeiro dia útil de junho, conforme prevê o Estatuto. Este será o primeiro processo eleitoral após a publicação da instrução. A nova norma estabelece um prazo de 30 dias para que a Previc analise o requerimento de habilitação dos candidatos eleitos previamente ao exercício do mandato.
A inscrição das chapas poderá ser realizada no período de 15 a 28 de fevereiro, até as 18h, com a entrega de toda a documentação original na sede da PREVI. Todas as exigências podem ser consultadas no Edital de Convocação e no Regulamento de Consultas aos Participantes e Assistidos da PREVI, disponível no site previ.com.br.
Os candidatos que participarem do processo eleitoral precisam cumprir uma série de pré-requisitos, como assinar o Termo de Adesão ao Código de Ética e ao Guia de Conduta da PREVI. Confira outros pré-requisitos na matéria publicada em 15/12/2017, no site da PREVI.
Como posso votar?
Para facilitar a participação de todos, o canal de votação de parte dos associados mudou para as Eleições 2018. A partir de agora, votam no SisBB somente participantes, funcionários e estatutários do Banco do Brasil S.A., em atividade no Banco ou adidos.
Assistidos, funcionários cedidos, em afastamentos regulamentares e demais participantes votam pelo site da PREVI; pelo aplicativo móvel da PREVI (APP); pelos terminais de autoatendimento (TAA) do Banco do Brasil S.A.; ou pelo atendimento automático por telefone (URA-0800).
Renovação também tem indicação do patrocinador
Como acontece a cada dois anos, a renovação de parte dos dirigentes da PREVI também tem indicação do patrocinador Banco do Brasil. Previsto no Estatuto vigente, o Banco do Brasil indicará o Presidente, dois titulares e respectivos suplentes para o Conselho Deliberativo e um titular e respectivo suplente para o Conselho Fiscal, além de um titular e respectivo suplente para o Conselho Consultivo do Plano 1 e de um titular e respectivo suplente para o Conselho Consultivo do PREVI Futuro.