recursos do plano
Ampliação nos meios de divulgação
O ano de 2013 marcou o reconhecimento da PREVI pelo Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Rio de Janeiro pela qualidade das informações contábeis
O ano de 2013 também marcou o reconhecimento da PREVI pelo Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Rio de Janeiro (CRC-RJ) por seu empenho na divulgação das informações contábeis e socioambientais. A Entidade recebeu o certificado de ‘Empresa Cidadã 2013’ pela qualidade das informações nos relatórios das organizações de todos os portes e segmentos em território nacional.
“Transparência faz parte dos valores da PREVI, e o Relatório Anual sempre teve esse papel. Receber o certificado de Empresa Cidadã endossa que nossa preocupação não faz parte apenas do discurso institucional, mas da nossa prática. É um reconhecimento de que estamos no caminho certo”, explica o presidente da PREVI.
E a transparência também pode ser vista na busca constante da PREVI em aprimorar o diálogo com seus públicos de interesse, que incluem funcionários, conselheiros, participantes, entidades de representação, patrocinador e empresas participadas, entre outros segmentos da sociedade.
A PREVI tem investido no aperfeiçoamento dos canais de divulgação de informações e na transparência das explicações sobre as decisões estratégicas da Instituição, permitindo a prestação de contas aos participantes a respeito da situação atual, suas estratégias de investimento e sua visão de longo prazo. No ano passado, o foco foi na disseminação de informações sobre o PREVI Futuro.
Uma das ações alinhada ao propósito de aproximação e relacionamento com participantes é o novo site da PREVI , lançado em dezembro de 2013. Mais interativo, apresenta os conteúdos segmentados por plano de benefícios (Plano 1 e PREVI Futuro), com destaque para notícias e informações específicas de cada plano. O sistema de buscas mudou e permite localizar as notícias por diversos filtros. Também é possível enviar as matérias por e-mail ou curti-las no Facebook.
“Além de contribuir para a atividade interna da PREVI, o novo portal é voltado ao nosso público e permite aumentarmos o grau de transparência na informação prestada”, revela Vitor Paulo Gonçalves, diretor de Planejamento.
O diretor de Administração, Paulo Assunção, destaca as facilidades do novo portal. “Essa nova versão tem uma navegação mais fácil, dinâmica e permite maior interatividade com os usuários.”
Outro destaque do site é a nova seção Pensionistas, com informações específicas sobre como requerer o benefício, além de uma cartilha com o passo a passo para que os beneficiários saibam como proceder na falta do participante. A Sala do Participante, espaço para a divulgação da arte e dos trabalhos voluntários dos associados, ficou maior, com espaço para fotos do entrevistado e de suas obras e realizações. Nessa área também pode ser encontrado o Clube de Benefícios, com descontos e ofertas especiais para a compra de produtos e serviços das empresas parceiras. O portal ganhou ainda uma área de Classificados, em que os participantes podem anunciar a venda, compra, troca e aluguel de bens, produtos e serviços.
“Transparência é um desafio diário para nós. Com o lançamento do portal, nós também pretendemos ampliar as informações sobre as empresas participadas e prestar contas aos nossos participantes do que efetivamente está acontecendo, onde estamos colocando esse dinheiro e o que está acontecendo com as companhias em que investimos”, declara Marco Geovanne, diretor de Participações.
Outra iniciativa que visa aproximar a Entidade e seus participantes é o Programa de Visitas às Empresas Participadas. Em 2013, o Programa levou participantes para conhecerem as instalações da América Latina Logística, a ALL, na sede da companhia em Curitiba, no Paraná; o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos; as instalações da Vale no Complexo de Tubarão, no Espírito Santo; e a planta Nova Rio da Companhia de Bebidas das Américas (AmBev), em Campo Grande, Zona Oeste do Rio de Janeiro.