recursos do plano
Crédito facilitado
A carteira de Empréstimo Simples chegou a R$ 4,1 bilhões em 2013 com cerca de 70 mil contratos. Ao todo, 53,6 mil transações foram contratadas ou renovadas no Plano 1
Em 2013, a carteira de Empréstimo Simples chegou a R$ 4,1 bilhões, com cerca de 70 mil contratos. Ao todo, 53,6 mil transações foram contratadas ou renovadas no Plano 1, somando R$ 874 milhões destinados aos participantes.
Em novembro, as condições para contratação de Empréstimo Simples tiveram alterações importantes. O teto de concessão subiu de R$ 120 mil para R$ 130 mil, e a taxa de administração caiu de 0,2% para 0,1%. A segmentação das faixas etárias do Fundo de Quitação por Morte ficou em 0,7% ao ano para os participantes com até 59 anos, 1,3% a.a. para a faixa dos 60 aos 69 anos e 2,8% a.a. para os participantes a partir dos 70 anos. Quem já possuía operações ativas foi liberado da carência de seis prestações pagas para renovar seus empréstimos dentro das novas condições.
Quanto ao Financiamento Imobiliário, houve uma redução de demanda no Plano 1. Grande parte dos associados do Plano já possui dívidas de imóveis amortizadas, sendo que muitos já liquidaram seus financiamentos. Ao todo, 502 novos contratos foram fechados no Plano em 2013, num financiamento total aproximado de R$ 111 milhões. A carteira total de financiamento imobiliário da PREVI é de R$ 3,1 bilhões.
Educação financeira e previdenciária
A educação financeira e previdenciária, por sua vez, continua no foco estratégico da PREVI. Desde 2009, a Entidade busca disseminar entre os associados as regras que envolvem a formação de poupança e dos benefícios previdenciários. A partir de 2010, esses esforços foram concentrados no âmbito do Programa Mais PREVI, pioneiro nessa área no segmento de previdência complementar.
O Programa atua em três níveis: informação, instrução e orientação, desenvolvendo ações voltadas para todos os planos de benefícios. Em 2013, os vídeos do espaço Mais PREVI no site da Instituição começaram a ser reformulados com recursos de animação e linguagem mais simples. Todo esse portfólio, com temas como Formação de Reserva, Preservação de Salário de Participação e Cálculo de Benefícios, entre outros, deverá estar completamente renovado até o final do primeiro semestre de 2014.
Algumas ações dentro do Mais PREVI tiveram continuidade e foram aperfeiçoadas em 2013. Como a Assessoria Previdenciária, que realizou 2.422 atendimentos no período, a maioria para participantes do Plano 1. Outra iniciativa que teve continuidade foi o ciclo de palestras Caminhos da Aposentadoria, promovido pelo Banco do Brasil no âmbito da Oficina Vida Ativa, programa de preparação para a aposentadoria. Oito palestras foram realizadas no ano passado em seis cidades, reunindo 750 participantes. A estratégia ainda é reforçada com ações de comunicação no site, na intranet e na Revista PREVI.
Para divulgar e compartilhar os resultados e melhores práticas na área de educação financeira e previdenciária, a PREVI participou ainda do 8º Seminário de Educação Previdenciária, promovido pela Previc (Superintendência Nacional de Previdência Complementar) e pela SPPC (Secretaria de Políticas de Previdência Complementar), em junho, que reuniu em Brasília dirigentes, conselheiros e técnicos de cerca de 70 fundos de pensão brasileiros.
Parceria para ampliar conhecimento
Também no âmbito do Programa Mais PREVI, a PREVI desenvolveu um plano de comunicação com o BB em 2013, com o objetivo de ampliar o conhecimento dos participantes da ativa sobre assuntos previdenciários.
O Quiz PREVI foi uma das ações campeãs de audiência na intranet do BB, que premiou cinco funcionários, um de cada região do país, sorteados dentre todos aqueles que gabaritaram as sete questões sobre previdência. O jogo sobre conhecimentos previdenciários, em que os participantes concorreram a um final de semana no Rio de Janeiro para conhecer as instalações da PREVI, aconteceu em junho de 2013 e contou com a participação de mais de 15 mil funcionários.
“Em comparação com 2012, no ano passado nós investimos muito mais em ações relacionadas à educação previdenciária. Produzimos mais matérias, novos filmes sobre o tema para o portal, e isso vai se intensificar”, revelou Dan Conrado.
Integração entre os funcionários
Buscando se aproximar dos associados, a PREVI também participou do Campeonato de Integração dos Funcionários Aposentados do Banco do Brasil (Cinfabb), realizado em junho, em Goiânia. Lá, foi montado um estande para prestar atendimento técnico e esclarecer dúvidas do público sobre previdência e planos de benefícios.
Mais de 500 pessoas aproveitaram o evento para fazer atualização cadastral, autorização de recebimento de SMS (mensagens de texto por celular), adesão ou alteração de plano da Capec e atualização de beneficiários inscritos no pecúlio.
“É importante criar uma relação com o associado por diferentes canais, como mídia eletrônica e contato pessoal em eventos dos próprios associados”, diz Marcel. “Estamos tentando ampliar bastante a comunicação e o relacionamento com o participante.”
Segundo o diretor de Seguridade, esse contato mais próximo é importante para aumentar ainda mais a confiança dos associados na PREVI. “Esse nosso comprometimento leva em conta dois fatores: transparência e confiança”, explica Marcel. “Nosso mantra é: a PREVI existe para pagar os benefícios de seus associados. O compromisso dá tranquilidade e realimenta a confiança do participante de que ele receberá sempre seu benefício no dia 20, conforme o contratado”, conclui.