recursos do plano
Um Plano consolidado em constante evolução
A gestão ativa de seus investimentos permitiu à PREVI minimizar os impactos negativos, sempre tendo em vista a necessidade de manter ativos sólidos que garantam o pagamento dos benefícios regulares, atuais e futuros, aos participantes
Variações macroeconômicas como a elevação na taxa básica de juros (Selic) e a queda na rentabilidade nas operações na Bolsa de Valores influíram decisivamente no desempenho de todas as instituições do segmento, e na PREVI não foi diferente. No entanto, a gestão ativa de seus investimentos – com atenção ao panorama do mercado e procurando antecipar tendências – permitiu à Entidade minimizar os impactos negativos, sempre tendo em vista a necessidade de manter ativos sólidos que garantam, sem sobressaltos, o pagamento dos benefícios regulares, atuais e futuros, aos participantes.
“O ano de 2013 foi muito desafiador pelas mudanças ao longo do período na inflação e na taxa básica de juros, que têm impacto tanto no ativo quanto no passivo da PREVI. Mas trabalhamos muito buscando garantir, nas premissas de solidez e de liquidez, a possibilidade de que todas as pessoas que dependem da PREVI tenham um futuro tranquilo”, explica Dan Conrado, presidente da Entidade.
Administrados de maneira eficiente e transparente, com foco no longo prazo e buscando sempre a perenidade e a rentabilidade nos investimentos para honrar os compromissos firmados com seus quase 200 mil participantes, os recursos da PREVI permitiram encerrar 2013 com um patrimônio da ordem de R$ 171 bilhões. A gestão dos investimentos e a administração dos planos é feita com elevado nível de comprometimento e responsabilidade, pois os funcionários da PREVI trabalham com muito zelo.
Tudo isso se reflete no seu posicionamento de mercado – a PREVI é o 33º maior fundo de pensão do mundo, de acordo com a publicação Pension & Investments, tendo como base o ano de 2012. Em território nacional, a PREVI detém em torno de 25% dos ativos de todo o sistema de previdência complementar brasileiro e cerca de 7% do número de participantes.