Não há dúvidas de que 2016 foi um ano complexo e desafiador, como têm sido os anos mais recentes e provavelmente serão os anos futuros, em maior ou menor escala. Nesse contexto, ter um modelo de governança equilibrado e uma gestão firme ancorada por equipe técnica bem preparada faz a diferença para melhor.
Ao apresentarmos os resultados de 2015, insistimos no fato de que o déficit era decorrência de fatores conjunturais momentâneos. O ano passado demonstrou de forma cabal que nossa avaliação era correta e que podíamos confiar na recuperação dos ativos de nossa carteira de investimentos. Pela primeira vez em quatro anos, o Plano 1 voltou a ter superávit no exercício sem fatores extraordinários. O valor não é o suficiente para reverter o déficit acumulado em anos anteriores, mas foi possível não acionar o plano de equacionamento. É um indicador positivo capaz de reforçar a confiança que os associados sempre depositaram na PREVI.
Tanto o Plano 1 quanto o PREVI Futuro obtiveram rentabilidades superiores às necessidades atuariais em 2016 e sinalizam o rumo certo. Um caminho pavimentado pela aplicação correta de políticas de investimentos criteriosamente planejadas, pelo acompanhamento atento dos principais ativos da carteira e pelo esforço coletivo na redução das despesas administrativas. Há muito a ser feito ainda – sempre há – na busca incansável da excelência e da defesa dos interesses dos associados.
O Plano 1 viverá muito em breve o ápice dos desembolsos com o pagamento de benefícios. Para fazer frente a esse desafio, seguirá sua trilha de desinvestimentos cautelosos e graduais, aproveitando as melhores oportunidades de mercado. Exemplo disso foi a venda da CPFL Energia, empresa considerada um ativo premium, negociada em condições bastante favoráveis. Já o PREVI Futuro seguirá sua trajetória crescente de acumulação de recursos e também poderá se valer do melhor que o mercado ofertar visando à rentabilização dos investimentos.
Em 2016, houve significativas entregas no campo da transparência: criamos o hotsite Resultados, atualizado mensalmente com os principais números da PREVI, visitamos 12 capitais, dialogando com os associados, e posicionamo-nos de forma tempestiva sobre questões relevantes no site, de forma acessível a todos. Acreditamos no relacionamento de mão dupla com os associados, que têm o direito de estar bem informados sobre os rumos da Entidade, cuja Missão é pagar seus benefícios de forma segura, eficiente e sustentável durante toda a vida.