Hotsite Resultados dos Planos: mais transparência
Para ampliar a agilidade na divulgação dos resultados financeiros e do desempenho de seus investimentos, a PREVI lançou um site exclusivo (ou hotsite) de resultado. Mensalmente, são publicados dados relativos à rentabilidade dos planos, à evolução dos ativos e às recentes tendências dos mercados. O Hotsite Resultados dos Planos foi um dos destaques de um ano em que a transparência deu a tônica na comunicação entre a PREVI e seus públicos (leia mais no capítulo Transparência, relacionamento e prestação de contas).
Plano Extraordinário de Aposentadoria Incentivada (Peai) do BB
Lançado pelo Banco do Brasil em novembro, o Plano Extraordinário de Aposentadoria Incentivada (Peai) teve como público-alvo os funcionários aposentados por tempo de contribuição ou idade pelo INSS até 31 de dezembro de 2016, os que detivessem os pré-requisitos e protocolassem o pedido de aposentadoria por tempo de contribuição ou idade no INSS até a mesma data, ainda que o desligamento só ocorresse posteriormente, e os que possuíam condições de se aposentar pela PREVI até 31 de dezembro de 2016. Um total de 9.409 funcionários (o que incluiu 42 colaboradores da PREVI) aderiu ao Peai, o que exigiu um esforço extra no atendimento ao influxo de novos aposentados. Durante a fase de inscrições no plano de aposentadoria, uma série de conteúdos informativos sobre a iniciativa foi publicada nos canais de comunicação da PREVI, de modo a sanar dúvidas dos interessados (incluindo os tratamentos diferenciados para associados do Plano 1 e do PREVI Futuro).
Novo Modelo Operacional e Modernização da Arquitetura de TI
A PREVI concluiu em 2016 a implantação de seu Novo Modelo Operacional de tecnologia da informação (TI), iniciada em 2015. Esse novo modelo atualizou os processos de governança e de atendimento de demandas e implementou o conceito de TI Bimodal na Gerência de Tecnologia da Informação (Infor), com um segmento focado na manutenção da operação e outro no desenvolvimento de novas soluções. Após a implantação do Novo Modelo Operacional em todas as áreas da Entidade, são esperados ganhos de produtividade, maior transparência no planejamento e acompanhamento das demandas e melhorias nos controles internos, o que se traduz em maior eficiência e qualidade no atendimento aos associados.
Dando continuidade ao processo, em abril de 2016 foi iniciado o projeto de Modernização da Arquitetura de TI, que teve como objetivo detalhar as necessidades de aprimoramento tecnológico da PREVI e definir um planejamento estruturado de iniciativas em meio às áreas de negócio, visando, com isso, aumentar a eficiência operacional e reduzir custos por meio de maior alinhamento da área de TI com os objetivos estratégicos da Entidade. Leia mais no capítulo Transparência, relacionamento e prestação de contas.
Reestruturação da Diretoria de Participações
No mês de agosto, foi concluída a reestruturação da Diretoria de Participações. As mudanças já refletem as transformações pelas quais a área vai passar nos próximos anos, com a gradual diminuição da carteira de renda variável do Plano 1. Duas gerências (Governança Corporativa e Participações Mobiliárias sem Controle Acionário – Gegop e Participações Mobiliárias – Gepar) foram fundidas, o que vai gerar uma economia anual de R$ 1,2 milhão para a PREVI.
PREVInir é premiado em Encontro Sul-Americano de RH
O PREVInir, o programa de gestão integrada de saúde e qualidade de vida no trabalho da PREVI, ganhou o Prêmio Esarh 2016, concedido pelo Encontro Sul-Americano de Recursos Humanos. O prêmio reconhece e incentiva as melhores práticas nas modalidades Gestão de Pessoas, Responsabilidade Social e Valorização da Convivência; com o case "PREVInir: viver bem, trabalhar melhor", o PREVInir foi premiado na categoria Valorização da Convivência. Saiba mais sobre o programa (que completou 10 anos de existência em 2016) no capítulo Transparência, relacionamento e prestação de contas.
Aprovação do Teto de Complemento de Benefícios
Tema debatido internamente há vários anos, o Teto de Complemento de Benefícios para os participantes do Plano 1 foi fixado por decisão do Conselho Deliberativo da PREVI, em novembro. O valor será correspondente à remuneração de diretor do Banco do Brasil, maior posto alcançável exclusivamente por funcionários de carreira. Para a implementação efetiva do teto, o regulamento precisa ser alterado e aprovado de acordo com os trâmites legais, que envolve o patrocinador (BB), os órgãos de controle e a Previc.
Quarto certificado de Empresa Cidadã
A PREVI recebeu em novembro de 2016, pelo quarto ano consecutivo, o certificado de Empresa Cidadã concedido pelo Conselho Regional de Contabilidade do estado do Rio de Janeiro (CRC-RJ). É um reconhecimento pela qualidade das informações contábeis e socioambientais publicadas nos relatórios anuais de organizações de todos os portes, segmentos e regiões do Brasil. A PREVI foi o primeiro fundo de pensão brasileiro a publicar o Balanço Social, em 1998, e desde 2011 a Entidade reúne informações financeiras e de sustentabilidade em um único documento, seguindo as diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI).
Lançamento do Curso PREVI para Participantes
Em setembro de 2016, a PREVI lançou o Curso PREVI para Participantes, aplicado especialmente para participantes formadores de opinião ou que exercem atividades em entidades de representação. O curso tem como objetivo apresentar para as associações o contexto previdenciário, os planos, produtos e serviços, possibilitando disseminação de informações e contribuindo para a imagem da PREVI na sua rede de relacionamentos.