O Previ Família oferece perfis de investimento para que você escolha o mais adequado ao seu apetite a risco e sua estratégia de investimento. Ao definir o perfil, fique atento às características de cada um.
A maior parte dos recursos do perfil Prudente está alocada em investimentos de baixo risco, de forma a evitar grandes flutuações nas aplicações. Mais conservador entre os perfis do Previ Família, é adequado para quem preza pela segurança na escolha dos investimentos
Procura equilibrar a relação entre risco e rentabilidade. Com a carteira mais balanceada dos perfis, é adequado para quem tolera correr algum risco para obter retornos maiores sem abrir mão da segurança em suas aplicações.
É o mais arrojado dos perfis. Possui grande exposição em ativos de alto risco e, em geral, apresenta variações mais intensas de rentabilidade. O perfil Ousado é mais adequado para quem busca obter retornos superiores no longo prazo e lida bem com as oscilações de curto prazo.
Limites de Alocação
Os limites de alocação do Previ Família são definidos pela Política de Investimentos do plano, desenvolvida com base em cenários macroeconômicos que ajudam a definir as estratégias de gestão e alocação dos recursos. A atual política estabelece os seguintes limites de alocação:
|
|
|
_________________________________________________________________________________________________
Riscos Envolvidos
O Previ Família, assim como qualquer outro plano ou investidor, está exposto aos riscos inerentes ao mercado financeiro: de crédito, de liquidez, de mercado, operacional e legal.
Em geral, quanto maior a expectativa de rentabilidade mais arriscado é o investimento. Por isso, a análise da relação risco x retorno é um dos principais parâmetros para se decidir, ou não, por uma aplicação financeira.
No caso dos perfis de investimento, muito associado à renda variável e aplicação em ações, o risco de mercado é o mais presente. De forma simplificada, ele se refere à possibilidade de o valor de um ativo variar em função de oscilações nos valores ou parâmetros do mercado financeiro, por exemplo, variação do câmbio, das taxas de juros, do preço das ações, entre outros.
Essa flutuação do valor dos ativos ao longo do tempo é chamada de volatilidade e, quanto maior ela for, maior a indefinição quanto ao preço que o mercado estaria disposto a pagar no futuro por um determinado ativo financeiro.
Lembre-se de que outros fatores devem ser considerados no momento da decisão por um perfil, pois não há garantia de que o resultado ocorrido anteriormente se repita no futuro.