O Dia Mundial da Água é comemorado em 22 de março e tem por objetivo conscientizar as pessoas a respeito da importância da água e da sua preservação.
22/03/2024Você já parou para refletir sobre a importância da água para as nossas atividades diárias? Usamos a água para nossa higienização, preparação de alimentos, limpeza da casa, irrigação de plantas, etc. Ou seja: é de extrema importância cuidarmos e utilizarmos esse recurso hídrico de forma consciente.
Um estudo divulgado pelo Instituto Trata Brasil, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) que trabalha em busca da universalização do acesso à coleta e ao tratamento de esgoto no país, atualizou o cenário de perdas de água em 2023 apontando que cerca de 8 mil piscinas olímpicas de água tratada são desperdiçadas diariamente, enquanto 33 milhões de brasileiros vivem sem acesso a esse recurso. Vale lembrar que cerca de 12% da água doce do planeta estão no Brasil.
A Previ apoia o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6 (ODS 6) – Água e saneamento para todos até 2030 – e está empenhada em cumprir a diretriz H da Política de Sustentabilidade e Melhores Práticas ASGI, que visa “estimular e desenvolver ações que promovam o consumo consciente, utilização sustentável de recursos naturais e o tratamento responsável de resíduos entre seus colaboradores e demais públicos de relacionamento”.
Por isso, durante o projeto de Otimização da Sede (2017-2019), adotou a seguinte premissa: “A nova Sede deverá promover o uso racional de recursos prediais (consumo de energia elétrica, água, equipes de manutenção e serviços) e descarte adequado de resíduos.” Neste sentido, para maximizar a eficiência no consumo de água, as peças sanitárias dos banheiros foram substituídas, bem como tubulações e instalações, com o objetivo de evitar a ocorrência de vazamentos em função da expectativa de vida útil e do histórico de falhas.
Além disso, os empreendimentos imobiliários da Previ (edifícios comerciais e shopping centers) também possuem ações relacionadas às práticas ASGI. Reconhecendo o valor das certificações verdes (LEED ou ISO 14.001), 57% desses empreendimentos já estão certificados e os demais estão nesse caminho.
A certificação verde contribui para a diminuição dos impactos ambientais, agregando valor econômico e social aos empreendimentos, pois permite que o edifício se torne mais atraente e competitivo. Dentre os principais fatores obtidos com a certificação estão o uso racional de água. A Previ já tem quase a integralidade da sua carteira imobiliária abraçando essa bandeira. Dentre outros itens, os empreendimentos contam com
Praticar o consumo consciente de água significa repensar suas formas de uso, evitar o desperdício e reduzir o consumo contribuindo para a construção um mundo sustentável. Faça sua parte!