Fique por Dentro

Notícias

Previ Futuro

Simulador de renda

Simulador do Autoatendimento do site e nova ferramenta no APP Previ facilitam planejamento.

20/06/2018

Uma forma de saber o que fazer no presente para atingir determinado objetivo futuro e realizar correções de rumo é simular situações. Nesta última matéria sobre temas que afetam o valor do benefício, falamos de simuladores. Saiba como funcionam o Simulador de Renda no Autoatendimento do site Previ e a ferramenta Meu Benefício e planeje-se.

 


No final desta página, responda corretamente ao desafio e concorra a brindes. Ainda dá tempo. Participe!

Valor do Benefício

 

Simulador de Renda

O Simulador de Renda permite que você verifique como os diversos fatores influenciam o saldo de conta e, consequentemente, o valor do benefício. Dessa forma, é possível buscar a melhor estratégia para atingir a renda desejada. A partir do momento em que você acessa a ferramenta pelo Autoatendimento do site PREVI, o programa identifica sua idade, salário de participação e contribuições efetivas.

No Simulador, o participante pode navegar por abas para realizar várias simulações a partir da idade e taxa de juros real escolhidas como base dos cálculos. A escolha da taxa deve ser feita com cautela para que a simulação não esteja distante da realidade e represente sua expectativa quanto a rentabilidade acima da inflação (INPC). O padrão no simulador é 5% a.a. acima do INPC, que corresponde à taxa de juros atuarial do Plano . Também podem ser efetuadas simulações de renda bruta e contribuição desejadas.

Como utilizar o Simulador

São três possibilidades de cálculo:

Idade Desejada de Aposentadoria

O participante escolhe a idade (em anos e meses) em que pretende se aposentar e a taxa de rendimento que acredita que será alcançada pelo Plano. A ferramenta, então, apresenta o resultado de sua Renda Bruta Projetada (não inclui valores do INSS), nas cinco opções de rendas vitalícias disponíveis no regulamento do Plano (com reversão de pensão, sem reversão em pensão e, sem reversão em pensão com prazo mínimo de recebimento garantido por cinco, dez ou 15 anos).

Quanto à taxa de rendimento, o simulador tem o valor de 5% a.a como taxa padrão para os juros atuariais do plano, conforme explicado na matéria anterior sobre “Cálculo Atuarial”. No entanto, o participante pode optar por qualquer percentual inteiro entre 3% e 7% a.a. É importante lembrar que a escolha da taxa de rendimento no simulador pelo participante é uma mera expectativa.

Além dos dados informados pelo participante, o simulador se utiliza de outras informações constantes em seu cadastro na PREVI. São elas: salário de participação, data de nascimento, sexo, tempo de INSS (inclusive tempo fora do BB), saldo de conta e contribuição efetiva.

Renda Bruta Desejada

O participante escolhe a opção de renda e o valor desejado. O simulador, então, mostra a contribuição projetada necessária para que o participante alcance o benefício esperado, respeitando o percentual máximo de contribuição calculado para a subparte 2b, bem como um percentual mínimo de 2% previsto em regulamento para a subparte 2c, caso exista contribuição para essa subparte.

Contribuição Desejada

Por fim, há a opção em que o participante informa os percentuais e valores de contribuição que deseja efetuar ao Plano e o simulador disponibiliza os resultados de sua Renda Bruta Projetada, nas cinco opções disponíveis. Além das contribuições citadas, o participante pode informar valores que pretende portar de outros planos de benefícios de entidade aberta ou fechada de previdência complementar, no campo "saldo a ser portado".

simulador_de_renda.jpg

Atualização cadastral

É muito importante manter seu cadastro atualizado, especialmente no momento de concessão da aposentadoria, pois o cálculo do benefício com reversão em pensão considera os dependentes cadastrados. Para atualização cadastral, utilize o menu Seu Cadastro do autoatendimento do site da Previ.

Fique atento

Permanência na Cassi

Dentre as rendas disponíveis para simulação, as opções sem reversão em pensão merecem um cuidado especial. Apesar do valor do benefício simulado ficar maior, quando comparado a opção com reversão em pensão, é importante destacar que o participante falecido não deixará pensão no Previ Futuro para quaisquer beneficiários, atuais ou futuros.

Assim, é fundamental que o participante verifique também as consequências dessa escolha no vínculo dos seus eventuais beneficiários com a CASSI, dado que o atual regulamento desta Caixa de Assistência prevê a manutenção do vínculo enquanto houver recebimento de benefício dos Planos administrados pela Previ.

Meu Benefício: planejamento na palma da mão

A Previ lançou uma nova ferramenta no seu APP para que o participante do PREVI Futuro possa ter o rumo de seu futuro sempre à mão. O ‘Meu Benefício’ tem por objetivo auxiliar os associados no planejamento e acompanhamento da evolução do saldo de conta necessário para a obtenção de um valor de benefício escolhido previamente.

É possível comparar até três planejamentos de aposentadoria diferentes e definir o mais adequado ao seu momento de vida, apetite ao risco, disponibilidade financeira e expectativas de ascensão profissional. O acompanhamento constante do planejamento escolhido (Crush) permite ao participante verificar se está caminhando no rumo certo.  
 

meu-beneficio-01.jpg

 

 

 

Na versão 2.1.8 do AppPrevi, o gráfico de planejamento do saldo de conta está mais interativo e com outras informações sobre os planejamentos. Baixe a nova versão e aproveite todas as funcionalidades.

meu-beneficio-02.jpg


A matéria O nosso plano é realizar os seus planos, divulgada no site Previ em 16/4, traz informações sobre o Meu Benefício, inclusive um vídeo em que o presidente da Previ, Gueitiro Genso, explica o uso da ferramenta.

 

Responda à pergunta de cada matéria e concorra a brindes

Clique no desafio, informe a matrícula e a senha do Autoatendimento para participar. 

Valor do Benefício

Todas notícias
Ícone WhatsApp
Me chamo Previx, seu assistente virtual.