Fique por Dentro

Notícias

Conselhos

Seleção de Conselheiros 2025: esclareça suas dúvidas

São vários tutoriais e canais de atendimento disponíveis

18/09/2024

O período de inscrições para a Seleção de Conselheiros 2025 teve início na última segunda-feira, 16/09. O formulário de inscrição está disponível na área de seleção e avaliação de conselheiros do site Previ, em área restrita, acessível com matrícula e senha. Para esclarecer eventuais dúvidas, preparamos um tutorial para auxiliar os candidatos no preenchimento do formulário

Acesso ao formulário de inscrição 

Os participantes da Previ (associados ao Plano 1 e Previ Futuro), da ativa ou aposentados, devem utilizar as mesmas credenciais (matrícula e senha) utilizadas para acesso ao autoatendimento do site da Entidade. Já os candidatos externos devem acessar conforme especificado abaixo:  

1- candidatos que participaram de seleções anteriores (até a Seleção 2023): para o certame de 2025, a segunda via de login e senha foi enviada para o e-mail cadastrado nos sistemas da Previ; 

2- estrangeiros e/ou residentes no exterior: é necessário preencher os dados cadastrais nesse formulário preferencialmente, até às 17h do dia anterior ao fim das inscrições —, para que login e senha sejam enviadas para o e-mail cadastrado em tempo hábil para a inscrição; 

3- demais candidatos externos: na área de seleção e avaliação de conselheiros do site Previ, opção “Candidatos Externos”, clique em “Gerar senha” e preencha os dados cadastrais — preferencialmente, até às 17h do dia anterior ao fim das inscrições —, para que as credenciais para acesso sejam enviadas para o e-mail cadastrado em tempo hábil para a inscrição. Em caso de dúvidas, disponibilizamos um tutorial para geração de senha para esse público. 

Para todos os candidatos externos, caso haja necessidade de alteração de dados pessoais ou nos casos de perda ou esquecimento do login/senha, a solicitação deve ser feita para o e-mail: selecaodeconselheiros@previ.com.br, informando nome completo e CPF. 

Fique atento! 

É importante reunir e digitalizar previamente a documentação que comprova os critérios mínimos obrigatórios, de acordo com o item 5.7 do Edital 

Os candidatos podem alterar as respostas aos quesitos até a data fim do período de inscrições. Em caso de alterações em critério mínimo obrigatório, é indispensável enviar o respectivo documento comprobatório e finalizar novamente a inscrição. 

Diversidade 

O formulário de inscrição tem campos específicos para a identificação de candidatos que fazem parte de grupos sub-representados: mulheres, negros, amarelos, indígenas, LGBTQIAPN+ e pessoa com deficiência (PcD). O preenchimento dessas informações é imprescindível para o mapeamento do perfil dos concorrentes e das indicações, com o objetivo de fomentar a diversidade dos conselhos. 

Os dados serão coletados e tratados com a finalidade específica de buscar o atingimento, durante a etapa de matching, de 40% de candidatos sub-representados. Os concorrentes que registrarem a opção “Prefiro não declarar” não serão considerados integrantes desses grupos. 

Critérios mínimos obrigatórios 

O formulário de inscrição tem três grupos de quesitos de preenchimento obrigatório: a) Formação Acadêmica; b) Educação Continuada; e c) Experiência Profissional. Para cada um deles, há critérios mínimos obrigatórios para a classificação dos candidatos. São eles:  

a) graduação completa em qualquer área de conhecimento; 

b) no mínimo, uma (1) certificação dentre as listadas abaixo (item 5.3 do Edital), no prazo de validade determinado pela instituição certificadora;  

 

Instituição Certificações aceitas
IBGC

Certificação para Conselheiro de Administração
Certificação para Conselheiro Fiscal
Certificação para membro de Comitê de Auditoria

ICSS

Certificação para Gestores e Conselheiros - ênfase em Investimentos
Certificação para Gestores e Conselheiros - ênfase em Administração
Certificação de Gestão em Investimentos
Certificação para Técnico Contábil

ANBIMA

Certificação Profissional ANBIMA Série 20 - CPA 20
Certificação ANBIMA de Especialistas em Investimento - CEA
Certificação ANBIMA de Fundamentos em Gestão - CFG
Certificação de Gestores ANBIMA para Fundos Estruturados - CGE
Certificação de Gestores ANBIMA - CGA

CFA Institute

Chartered Financial Analyst - CFA
CFA Institute Certificate in ESG Investing – CFA ESG

PLANEJAR (antiga IBCPF) APIMEC

Certified Financial Planner - CFP
Certificado Nacional do Profissional de Investimento - CNPI

 

c) no mínimo, uma (1) das experiências listadas no quesito principal Experiência Profissional, item 5.2 do Edital, exercidas nas seguintes categorias de organizações:  

- Empresas S.A. (de capital aberto ou fechado); 

- Sociedades Ltda., com faturamento bruto mínimo de R$ 300 milhões/ano; 

- Estatais; 

- Entidades de Previdência Complementar (aberta ou fechada); 

- Escritórios de Advocacia; 

- Empresas de Auditoria; 

- Administração Direta Federal (cargos de carreira e não eletivos); 

- Associações/Sindicatos e suas Federações e Confederações; e 

- Entidades Profissionais, Entidades de Crédito ou Empresariais de classe de abrangência regional ou nacional (com mais de 5.000 associados/representados). 

É importante ressaltar que o envio de currículo profissional como comprovante de experiência não é aceito pela Previ. No item 5.7 do Edital constam os documentos aceitos para cada critério mínimo obrigatório.

Novidades

Uma novidade deste certame é o quesito que considera o somatório de, no mínimo, três anos de experiência profissional em qualquer um dos cargos listados no formulário de inscrição. Quem selecionar essa alternativa deve, obrigatoriamente, comprovar o exercício de duas ou mais experiências profissionais dentre as listadas no formulário de inscrição. Portanto, verifique o tempo mínimo exigido para cada opção de experiência profissional principal e selecione a que melhor represente a sua trajetória.  

Outra inovação da Seleção de 2025 é a previsão da atuação como docente, em caráter efetivo, vinculado diretamente à Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida pelo MEC, como experiência profissional aceita. Nesse caso, para comprovação, o tempo mínimo de exercício deve ser de cinco anos.   

Por fim, outro avanço é a inclusão, no formulário, do campo “Currículo resumido”, que possibilita que o candidato descreva, de forma concisa, as experiências que julga mais relevantes em sua trajetória profissional. Esse relato vai auxiliar a Previ na avaliação sobre a aderência do perfil dos concorrentes ao das empresas participadas durante a etapa de matching. 

Canais de atendimento 

Dúvidas adicionais sobre o certame podem ser esclarecidas por meio do “Fale Conosco” do site da Previ, da Central de Atendimento 0800-729-0505 (de 8h às 18h, de segunda a sexta em dias úteis), ou dos seguintes canais específicos do processo:  

(i) Telefone: (21) 3870-1925 (de 10h às 17h, de segunda a sexta em dias úteis); 

(ii) E-mail: selecaodeconselheiros@previ.com.br  

(iii) Previx: o chatbot da Previ no WhatsApp, opção 5.  

 

Marca ASGI Horizontal Governanca.png

QR_CODE_REDES-SOCIAIS.png

Todas notícias
Ícone WhatsApp
Me chamo Previx, seu assistente virtual.