Confira o tutorial de inscrição
04/01/2024
As inscrições da Seleção 2024 abriram ontem, 3/1, e elaboramos um tutorial com o objetivo de auxiliar os candidatos que estão com dúvidas no preenchimento do formulário.
Reforçamos a importância do preparo prévio da documentação comprobatória aceita de acordo com o anexo 3 do edital. Somente inicie o preenchimento do formulário de inscrição após reunir toda a documentação, diminuindo, dessa forma, o risco de timeout da ferramenta.
Ao enviar os documentos comprobatórios, é obrigatória a identificação de cada um dos arquivos com seu nome e sobrenome. Após efetuar o upload, aparecerá a mensagem “Carregamento Concluído”, sendo necessário retornar ao Formulário de Inscrição e marcar o campo “Upload efetuado” para seguir com o preenchimento dos demais itens do Formulário.
A partir deste ano, com o intuito de mapear o perfil dos candidatos e das indicações, bem como fomentar a diversidade nos conselhos, foram incluídas algumas questões no formulário de inscrição para identificar os candidatos que fazem parte de grupos sub-representados: mulheres, negros, amarelos, indígenas, LGBTQIAPN+ e PcDs. Reforçamos que estes dados serão coletados e tratados com a finalidade específica de analisar estatisticamente o preenchimento das vagas pelos grupos sub-representados.
Comprovação do idioma (inglês): para a obtenção da pontuação neste quesito somente serão considerados os níveis de proficiência a partir do intermediário, com o upload do respectivo documento comprobatório dentre os listados no anexo 3 do Edital e obtido nos últimos cinco anos.
Certificações: é obrigatório possuir, no mínimo, uma certificação. Para a obtenção da pontuação neste quesito, somente serão consideradas as certificações listadas no anexo 3 do Edital e que estejam dentro do prazo de validade determinado pela instituição certificadora.
Experiência Profissional Principal: é importante que o candidato identifique, no rol das experiências profissionais listadas no Anexo 2 do Edital, aquela exercida que conceda a maior pontuação e que possua documento comprobatório para upload, já que somente é possível selecionar uma alternativa no formulário de inscrição.
Candidatos aposentados do BB - comprovação dos grupos de quesitos Formação Acadêmica, Educação Continuada (idioma e Certificações listadas no item 4.2 do Edital) ou Experiência Profissional no BB: caso o candidato não possua as respectivas documentações comprobatórias e entenda que possa ser obtida junto ao BB, aceitaremos, excepcionalmente, o upload do comprovante, no link respectivo do quesito a ser comprovado, de que o candidato solicitou a documentação ao CENOP BB até a data final da inscrição (às 18h de 12/1/2024). Vale destacar que o Cenop BB possui somente as comprovações das informações cadastradas até a aposentadoria, sendo que documentos comprobatórios obtidos após esse momento devem ser providenciados pelo candidato. A solicitação da documentação deve ser feita pelo candidato diretamente ao Cenop BB para o e-mail cenop.bsb.funci@bb.com.br com o assunto “SELEÇÃO DE CONSELHEIROS 2024” e, ao receber a documentação, o candidato deve encaminhar para a caixa postal selecaodeconselheiros@previ.com.br até, no máximo, dia 19/1/2024.