Entidade é a primeira do segmento a medir e publicar sua pegada de carbono
17/10/2022Nesta segunda-feira, dia 17/10, foi divulgado oficialmente o primeiro inventário de emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE) da Previ, no evento anual do Programa Brasileiro GHG Protocol (PBGHG) ciclo 2022. A Instituição é a primeira Entidade Fechada de Previdência Complementar brasileira a medir e publicar sua pegada de carbono.
Esse trabalho reforça o protagonismo da Previ frente às ações a serem buscadas no decorrer da próxima década para o cumprimento da sua Política de Sustentabilidade e melhores práticas ASGI e em consonância com os desafios do Acordo de Paris e com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
A Previ produziu seu inventário de emissões de Gases do Efeito Estufa na categoria Prata do Programa Brasileiro GHG Protocol. De acordo com a Política de Qualificação dos inventários, a categoria Prata estabelece que as organizações façam a publicação de um inventário de GEE completo. O inventário completo deve incluir, além de dados obrigatórios, como as emissões diretas de GEE da organização e as emissões associadas a aquisições, transmissões e distribuição de energia, dados de informação opcional como as emissões relativas à cadeia de valor e suprimentos.
No caso de uma Entidade Fechada de Previdência Complementar como a Previ, a maior parte das emissões está justamente nessa parte da cadeia de valor, pois inclui as emissões declaradas pelas empresas que compõem a carteira de investimentos de seus planos. A base de dados do inventário da Previ contemplou as emissões realizadas em 2021.
A adesão da Previ ao Ciclo 2022 do Programa faz parte da sua estratégia integrada de sustentabilidade, segue a recomendação do Comitê de Sustentabilidade da Entidade e está alinhada às diretrizes da Política de Sustentabilidade e Melhores Práticas ASGI e ao Plano Diretor de Sustentabilidade. Por meio do inventário de GEE, é possível quantificar as emissões, avaliar o impacto dos esforços de mitigação das emissões e fornecer informações necessárias para que sejam elaboradas estratégias mais eficientes para a transição do portifólio para uma economia de baixo carbono, no longo prazo.
A produção do inventário também reafirma o compromisso da Previ com a transparência junto aos seus stakeholders, além de possibilitar a troca de informações com outras iniciativas em que a Entidade é signatária como o Carbon Disclosure Project (CDP), Global Reporting Initiative (GRI) e Principles for Responsible Investment (PRI).
O Programa Brasileiro GHG Protocol foi criado em 2008 e é responsável pela adaptação do método GHG Protocol ao contexto brasileiro e desenvolvimento de ferramentas de cálculo para estimativas de emissões de gases do efeito estufa. Foi desenvolvido pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV e pelo World Resources Institute (WRI), em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável, World Business Council for Sustainable Development e 27 Empresas Fundadoras, entre elas, o Banco do Brasil.
A gravação do evento anual do Programa Brasileiro GHG Protocol ciclo 2022, em que foi lançado o inventário da Previ, está disponível no canal do Youtube da FGV.
Para conhecer o inventário da Previ, acesse o site do Registro Público de Emissões (RPE). Nessa plataforma, são divulgados de forma transparente, rápida e simples, os inventários corporativos de emissões de GEE das organizações participantes.