Ciclo de Vida 2060 é indicado para quem pretende se aposentar a partir de 2056
12/01/2022Com o objetivo de oferecer mais uma opção de investimento para os associados do Previ Futuro, a Previ disponibilizou o perfil Ciclo de Vida 2060. O novo Perfil de Investimento apresenta características similares aos demais ciclos de vida. A principal diferença, neste caso, está na alocação de renda variável que, no 2060, prevê exposição inicial de 50 a 70% nesta classe de ativos.
O Ciclo de Vida 2060 é indicado para quem pretende se aposentar a partir de 2056. Ao optar por um perfil Ciclo de Vida, o participante deve levar em consideração, principalmente, o tempo que falta para sua aposentadoria. É que nesse tipo de Perfil de Investimento, a alocação de recursos em renda variável se ajusta ao longo do tempo para diminuir a exposição ao risco. Quanto mais perto da data-alvo de aposentadoria, menor a exposição em renda variável e, portanto, menor o risco. Confira a lista com todos os Perfis de Investimento do Previ Futuro com a chegada do novo Perfil:
Além da criação do perfil Ciclo de Vida 2060, estão sendo implantadas novas regras para os associados que devem tomar posse no BB a partir de janeiro deste ano, como a mudança do perfil padrão que, até 2021 era o perfil Moderado.
Tal decisão foi tomada para facilitar o objetivo de aposentadoria de cada participante no momento da adesão ao Previ Futuro. O novo participante que aderir a partir deste mês terá seu saldo de conta incluído diretamente em um dos perfis Ciclo de Vida, definido de acordo com os seguintes critérios:
A partir de agora, o perfil padrão adotado pela Previ para novos associados será um Perfil Ciclo de Vida, determinado a partir da idade do participante. A definição levará em conta a relação entre idade de entrada no plano e data-alvo recomendada de aposentadoria. Além disso, é necessário o mínimo de 180 contribuições mensais, que é um dos requisitos para solicitar a aposentadoria. Por exemplo: um participante de 30 anos que aderir ao plano em janeiro de 2022 será direcionado ao perfil Ciclo de Vida 2050, que é recomendado aos que irão se aposentar em 2049.
No caso de um participante de 50 anos que faça a adesão ao plano em janeiro 2022, este será enquadrado no Ciclo de Vida 2040, pois a sua expectativa de aposentadoria se dará em 2037, tendo em vista a necessidade de possuir, no mínimo, 180 contribuições mensais para requerimento de aposentadoria pelo plano.
Os perfis Ciclo de Vida oferecem um mecanismo interessante aos associados que desejam correr riscos adequados ao momento de acumulação de recursos para sua aposentadoria. Esses perfis funcionam como uma espécie de “piloto automático” para aqueles que não têm tempo de acompanhar mais ativamente o seu plano ou ainda para os que não possuem experiência em gestão mais ativa dos recursos.
É importante lembrar que a mudança do perfil padrão de entrada só vale para os novos ingressantes. Portanto, a regra não afeta os atuais participantes que já estão alocados em seus perfis.