Primeira análise mensal do ano feita pela equipe de projeções de cenário é destaque no ranking do Bacen
13/02/2023O Banco Central do Brasil (Bacen) publicou ontem, 9/2, seu primeiro relatório do ranking do Top 5 com referência de 2023, no qual a Previ figurou em 5º lugar na aferição do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) no curto prazo. O resultado veio logo após a publicação feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) do índice de janeiro de 2023, que apresentou alta de 0,53%, após subir 0,69% em dezembro. Com isso, o IPCA acumulado nos últimos 12 meses da fica em 5,77%.
No ranking de curto prazo, o Bacen avalia a precisão das projeções com defasagem de cerca de um mês em relação à publicação do indicador analisado nos últimos três meses. Por isso, em um período marcado por volatilidade e incertezas, começar o ano com previsões aderentes e corretas destaca o alto nível de precisão e mostra que a equipe está em sintonia com as notícias do mercado e percepções dos dados. Como boa parte dos investimentos em renda fixa da Previ é indexada ao IPCA (que é o referencial oficial de inflação no país), acertar o índice significa ter uma segurança ainda maior ao investir.
Importante para nortear o processo de tomada de decisões estratégicas da Previ, a elaboração de cenários também representa um conteúdo que pode ser utilizado como subsídio na orientação para nossos associados em relação ao seu planejamento previdenciário e financeiro. O material produzido pela Previ, que contempla essas e outras análises, pode ser consultado mensalmente no app Previ e no site em Investimentos da Previ > Cenários Econômicos.