Fique por Dentro

Notícias

Previ Futuro

Política de Investimentos

O desafio de equilibrar rentabilidade, liquidez e risco.

06/06/2018

Hoje vamos falar sobre as Políticas de Investimentos. Como vimos na matéria anterior,  sobre “tempo, contribuição e rentabilidade”, este último item possui grande peso na formação do saldo de conta. Sendo assim, as Políticas de Investimentos, que dão as diretrizes e medidas que norteiam a gestão dos ativos, são fundamentais, pois trazem orientações para que os recursos sejam aplicados da maneira mais eficiente.


Lembramos que se você responder corretamente a todos os desafios que estão sendo divulgados sobre o conteúdo abordado, você concorre a brindes.

Ainda dá tempo!  Responda corretamente às perguntas e você terá grande chance de ganhar um brinde da Previ. Participe!

Valor do Benefício

 

Políticas equilibram rentabilidade, liquidez e risco

A Política de Investimentos compreende um conjunto de diretrizes e medidas que norteiam a gestão de longo prazo dos ativos dos planos de benefícios. Combina aspectos de filosofia de investimentos e de planejamento, tendo por pano de fundo o conceito de equilíbrio e perenidade dos planos, e visa mitigar a ocorrência de desequilíbrios por meio do estabelecimento de uma composição de ativos que otimize a relação entre risco e retorno da carteira, em consonância com os objetivos traçados.

Com a Política busca-se atingir o equilíbrio ideal de acordo com o perfil do plano de benefícios a fim de obter a rentabilidade necessária para cumprir os compromissos com os associados. É preciso garantir que os investimentos tenham o risco adequado e a liquidez necessária para que o pagamento de benefícios seja feito de forma eficiente, segura e sustentável.

As Políticas são revisadas a cada ano, sempre contemplando um horizonte de sete anos. Um aspecto importante é que as Políticas são propostas pela Diretoria de Planejamento e executadas pelas Diretorias de Investimentos, Participações e Seguridade. Essa segregação é um dos aspectos positivos da governança da Previ.

Política de Investimentos do Previ Futuro

No site da PREVI, o participante tem acesso a um resumo da Política e Diretrizes de Investimentos - 2018 em que são apresentadas alocações mínimas e máximas para cada segmento de investimento, índices de referência e metas de rentabilidade.  O documento completo é de uso estratégico da Previ.

O objetivo fundamental da Política é preparar a Previ para as diferentes oportunidades de investimento, equilibrando aspectos de risco, retorno e liquidez.

A construção da Política de Investimento começa na análise das projeções macroeconômicas.

Durante o trabalho de construção da Política, a macroalocação dos planos é submetida a simulações de ALM (Asset and Liability Management – Gestão de Ativo e Passivo, em português) para verificar como os investimentos se comportarão nos próximos anos em função de cada cenário possível. São utilizados 1.000 cenários macroeconômicos nessas simulações em que se considera o crescimento das reservas de poupança do plano Previ Futuro.

No decorrer do processo de construção das políticas, são realizadas conversas entre a Diretoria de Planejamento, Diretoria Executiva, Conselhos Consultivos e áreas de Investimentos. Fica a cargo da Diretoria Executiva e do Conselho Deliberativo a aprovação final.

Na Política de Investimentos está previsto o acompanhamento mensal dos resultados e reporte semestral para a Diretoria Executiva, em que esta poderá promover ajustes suaves de rota. Este acompanhamento visa dar maior segurança ao cumprimento dos objetivos de longo prazo do plano, uma vez que oferece a oportunidade de correção nos rumos dos investimentos em função de cenários ou acontecimentos adversos.

A evolução da alocação dos recursos dos planos de benefícios nos diversos segmentos nos últimos 10 anos pode ser consultada no Painel Informativo disponível no site da Previ. Para visualizar, use preferencialmente o navegador Google Chrome. Ao acessar o Painel, escolha o menu Recursos > Investimentos > Previ Futuro.

O aspecto mais importante da Política de Investimentos do Previ Futuro é a acumulação de reservas previdenciárias, considerando o grande contingente de participantes em fase contributiva. Dessa forma, a política é elaborada com o objetivo de maximização dos benefícios futuros, com um nível adequado de risco.

A partir daí são feitas diversas simulações que buscam a obtenção dos melhores benefícios futuros.

Perfis de Investimento

Os Perfis de Investimento também compõem a Política de Investimentos e a possibilidade de trocas de perfis exige que os recursos do Plano apresentem um bom nível de liquidez.

O Perfil de Investimento escolhido exerce bastante influência na performance do saldo de conta do participante. Ou seja, os Perfis são uma forma do participante atuar diretamente na gestão de seus recursos. Leia a quarta matéria desta série e conheça os Perfis de Investimento. Você precisa fazer uma análise do mercado e do seu apetite a risco para realizar a migração com segurança e evitar perdas.

Educação previdenciária

Como o Plano Previ Futuro, está em fase de acumulação e a maioria dos participantes está em atividade, é importante investir cada vez mais em Educação Previdenciária para tomar as melhores decisões de acordo com cada perfil.

Isso significa usar com frequência o Simulador de Renda do site Previ e o Meu Benefício do AppPrevi para projetar sua necessidade de acumulação e traçar seu planejamento de aposentadoria, no sentido de fazer contribuições adicionais (2b) ou complementares (2c) e escolher o perfil de investimento mais adequado a sua idade e objetivos.

 

Responda à pergunta de cada matéria e concorra a brindes

Clique no desafio, informe a matrícula e a senha do Autoatendimento para participar.

Valor do Benefício

 

Todas notícias
Ícone WhatsApp
Me chamo Previx, seu assistente virtual.