InvestimentosParticipantes conhecem o Edifício Birmann 21, sede do Grupo Abril, em São Paulo
Visitas buscam aproximar os participantes e mostrar onde estão investidos os recursos que permitem o pagamento dos benefícios.
15/05/2014
A PREVI realizou, em 14/5, mais uma visita com os participantes a empreendimentos participados. Desta vez os participantes conheceram as instalações do Edifício Birmann 21, sede da Editora Abril, localizado na Marginal Pinheiros, em São Paulo.
O grupo, formado por 15 aposentados do Banco do Brasil, foi recebido por gestores da Editora Abril e pelo síndico do edifício, Luiz Satoru Ishiyama. Na ocasião, o gerente de administração do NEA (Novo Edifício Abril) - como o Birmann é chamado pelos funcionários -, Emerson Mello, falou sobre a estrutura do empreendimento, que abriga cerca de 5 mil funcionários. “O Birmann é um verdadeiro complexo imobiliário no qual 5 mil pessoas trabalham diariamente. Tudo tem que funcionar perfeitamente para que nada possa impactar negativamente na produção das publicações da Editora Abril. Tudo tem grandes dimensões, por isso, administrar esse edifício é um grande desafio, principalmente porque temos a necessidade de trabalhar em um local onde a produção não pode parar nem um segundo”, declarou Mello.

Ele lembrou que o prédio, construído em meados da década de 90, conquistou o selo LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) de construção sustentável, concedido pelo USGBC - Conselho de Construção Sustentável dos EUA. O Birmann 21 foi certificado na categoria EB® - Existing Building, que atesta o compromisso de edificações já erguidas com a sustentabilidade.
Entre as iniciativas que contribuíram para a certificação estão os ganhos em eficiência energética e redução do consumo de água, graças à instalação de equipamentos e sistemas apropriados, e à gestão de resíduos sólidos, já que 95% dos materiais de consumo regular do prédio são descartados de forma ambientalmente correta. Esse processo inclui a reciclagem de papel e plástico e a trituração das sobras dos alimentos preparados no edifício, que são destinados à compostagem.
“Pretendemos estender a certificação para os outros prédios do Grupo e, ainda, conquistar o Selo LEED Silver para o NEA, que é o selo concedido aos edifícios que dão continuidade aos procedimentos sustentáveis adotados”, contou o administrador.
Iniciativa aprovada
Para a aposentada Dorinda da Conceição Fernandes Gonçalves, 67 anos, a iniciativa da PREVI é muito bem-vinda. “Recebi o convite por e-mail e, num primeiro momento, cheguei a duvidar de sua autenticidade. Quando soube que era verdadeiro, confirmei minha presença imediatamente. Fiquei encantada em ver como funciona um prédio com as dimensões do Birmann. E saber que a PREVI é proprietária de um empreendimento como esse me deixa muito orgulhosa e satisfeita. Acho essa iniciativa de aproximação muito importante, pois comprova a seriedade com que a PREVI administra os nossos recursos”, declarou ela, afirmando que, se puder, quer participar de outras visitas.
Um complexo de sucesso
O Birmann 21 é o décimo edifício mais alto de São Paulo, e o 12º do Brasil, com 26 andares. Localizado na Avenida das nações, 7221, na Marginal Pinheiros, ele conta com uma área privativa de 33 mil metros quadrados e abriga a sede do Grupo Abril. Inaugurado em 1996, o empreendimento faz parte da Carteira de Investimentos Imobiliários da PREVI, que detém 96,7% dos seus ativos. Além das salas de escritórios a estrutura do prédio conta ainda com restaurante, centro de estética, academia, sapataria e lava rápido a seco.