Pontuação Individual do Participante impacta o cálculo da Contribuição Adicional, a 2B. Mudanças podem proporcionar aumento do saldo de conta e aumento no valor dos benefícios futuros
06/02/2024O Conselho Deliberativo da Previ aprovou a proposta para uma nova Tabela PIP, realizada com base em estudos técnicos realizados pela Entidade e em consonância com a decisão da Diretoria Executiva da Previ. Os novos valores estarão vigentes após a tramitação pela governança do Banco do Brasil e órgãos reguladores. Com a mudança, os associados serão beneficiados com a possibilidade de contribuir para a 2B desde a adesão ao Previ Futuro e a maioria dos participantes subirá de faixa de contribuição: ou seja, poderão contribuir mais, acompanhados pela contribuição do Banco do Brasil, que será do mesmo valor.
A revisão da tabela PIP é uma reivindicação antiga dos associados, que acelera o processo de pontuação que permite aumentar a contribuição adicional, conhecida como 2B. Essa contribuição pode ser feita pelo associado do Previ Futuro à medida em que ele evolui na carreira funcional. A contribuição pode variar de 1% a 10% do salário de participação e o banco contribui com o mesmo percentual que o participante.
Esse percentual é calculado mensalmente por meio da PIP, considerando três fatores: crescimento salarial do participante, tempo de filiação ao Plano e crescimento salarial médio anual dos funcionários do Banco do Brasil vinculados ao Previ Futuro.
“A revisão da Tabela PIP é um avanço importante, vinculado diretamente ao propósito de cuidar do futuro das pessoas. Mudar a PIP é proporcionar para associadas e associados do Previ Futuro a oportunidade de contribuir mais e ter essa contribuição acompanhada pelo Banco do Brasil. Assim que houver a aprovação do Banco do Brasil, a tabela será implementada”, informa João Fukunaga, presidente da Previ.
“Milhares de associados e associados poderão assim subir o percentual de contribuição, aumentando a contribuição do banco e melhorando sua reserva de poupança na Previ”, explica Wagner Nascimento, diretor de Seguridade da Previ.
Desde que o plano Previ Futuro foi criado, em 1998, nunca houve alteração da metodologia de cálculo da PIP, mesmo após várias mudanças nos planos de cargos e salários do banco. Os estudos técnicos, realizados pela Previ desde 2018, indicam que a nova metodologia proporciona uma melhoria real nos valores dos benefícios do plano, assim como maior agilidade no acesso à contribuição adicional (2B). O resultado é bom para todo mundo: os associados podem ter um benefício melhor de aposentadoria, e o BB consegue atrair e reter mais talentos.
A Pontuação Individual do Participante (PIP) pode ser acompanhada mensalmente, no autoatendimento. Tanto no site quanto no App, é mostrado qual é o percentual que o participante tem direito de contribuir, sendo possível também realizar alterações e simulações do valor de contribuição. O ideal é deixar sempre o percentual máximo, ou seja, 10% para que as contribuições acompanhem a evolução da carreira e possam proporcionar um aumento do benefício de aposentadoria.