Presidente da Previ visita Carajás, o maior projeto de mineração da Vale
21/08/2023
O presidente da Previ João Luiz Fukunaga, o diretor de Administração Marcio de Souza e o ex-presidente Daniel Stieler visitaram o complexo S11D da Vale, em Carajás, no início do mês de agosto. Os três, que são conselheiros indicados pela Previ na companhia, visitaram as principais instalações da Vale no Pará, e puderam conhecer de perto a mais importante operação de um dos maiores investimentos da Previ.
Com um sistema de mineração que não utiliza caminhões (tanto o minério de ferro quanto o estéril – como é chamada a terra que não contém minério – são transportados em esteiras que cruzam todo o complexo) e equipamentos gigantescos movidos a eletricidade, o S11D usa tecnologia de ponta, que aumenta a eficiência, diminui o custo e reduz consideravelmente os danos para o meio ambiente.
A Vale é um dos principais ativos da carteira do Plano 1 da Previ. A história da companhia no Pará começou em 1967, quando o geólogo Breno dos Santos descobriu a primeira jazida de minério de ferro da região de Carajás. Cerca de 20 anos depois, começavam as operações da companhia no estado, que hoje abriga o maior complexo minerador do Brasil e está entre os primeiros do setor mineral do mundo.
Bons conselhos, melhores resultados
Bons conselhos geram melhores resultados. Por isso, é tão importante para a Previ o acompanhamento nas companhias em que investe. Se elas vão bem, dão lucro e geram dividendos que ajudam a cumprir a missão de pagar benefícios aos associados. O foco é contribuir ativamente para o desenvolvimento de empresas e da sociedade e, acima de tudo, seguir firme no propósito de cuidar do futuro das pessoas.