Fique por Dentro

Notícias

Notícias para Você

Dia do Aposentado: gratidão e reflexão

Data reafirma importância da previdência complementar

24/01/2025

Ao longo de suas vidas profissionais, os aposentados contribuíram significativamente para o desenvolvimento do país. Eles carregam consigo histórias de esforço, superação e conquistas que merecem ser reconhecidas e celebradas. Por isso, em 1981, a data de 24 de janeiro foi estabelecida como o Dia Nacional do Aposentado.

As conquistas dos aposentados, entretanto, vão além do âmbito profissional e incluem a criação de famílias e a construção de laços comunitários que contribuem para a formação de uma sociedade mais justa e equilibrada. Além disso, após a vida laboral, muitos deles continuam ativos em suas comunidades, participando de atividades voluntárias e projetos sociais, o que fortalece o tecido social e promove o bem-estar coletivo.

Para João Fukunaga, presidente da Previ, o Dia do Aposentado é uma data para expressar gratidão. “Para nós, da Previ, celebrar essa data significa reconhecer o valor do trabalho, agradecer a dedicação e honrar o legado deixado por essas pessoas. Os aposentados representam um pilar fundamental da sociedade”, afirmou.

João destaca, ainda, a importância de valorizar e proteger os direitos dos aposentados. “O dia 24 de janeiro foi escolhido por conta da Lei Eloy Chaves, alicerce do sistema previdenciário brasileiro. É também, portanto, momento de refletir sobre políticas públicas que assegurem uma aposentadoria digna e sobre a sustentabilidade do sistema fechado de previdência”, enfatizou.

Márcio de Souza, diretor de Administração da Previ, pontuou que, com a expectativa de vida em alta, um planejamento financeiro sólido e responsável é fundamental. “Viver mais e melhor exige planejamento. A Previ e o segmento de previdência complementar fechada atuam para garantir a continuidade do padrão de vida dos participantes aposentados e para que os trabalhadores do presente possam se tornar aposentados no futuro”, assegurou.  

Recém-escolhido para presidir o Conselho Deliberativo da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp), Márcio falou, também, sobre o compromisso de atuar pela sustentabilidade, eficiência e crescimento do setor. “Nossa missão é fortalecer o sistema fechado de previdência, promovendo a governança responsável e a segurança no pagamento dos benefícios, de forma a assegurar que todos os participantes possam desfrutar de uma aposentadoria tranquila, com qualidade de vida e bem-estar", destacou.


Homenagem


Em comemoração ao Dia do Aposentado, a Abrapp homenageou ontem, 23/1, 79 aposentadas e aposentados das entidades associadas, que simbolizam todos os assistidos do segmento. Entre eles, Maria José Alves Soares, participante da Previ.

A Zezé, como é conhecida, tem 72 anos, é assistente social, colaboradora e parceira da Ação Comunitária Sal da Terra, que atua no Lins de Vasconcelos, no Rio de Janeiro. A iniciativa mantém duas creches comunitárias, uma biblioteca e vários projetos sociais. Há 51 anos, quando ainda trabalhava no Banco do Brasil, Zezé começou a atuar em projetos de solidariedade e essa atuação se ampliou depois da aposentadoria.
 

A força da previdência complementar
 

Durante a cerimônia, Devanir Silva, Diretor-Presidente da Abrapp, destacou os pilares fundamentais que sustentam o sistema de previdência complementar: governança responsável, equilíbrio atuarial e diversificação de investimentos. Ele sublinhou, também, o impacto econômico do segmento, que possui um patrimônio superior a R$ 1,3 trilhão e paga anualmente R$ 100 bilhões em benefícios, representando 11,6% do PIB do Brasil.

Ricardo Pena, Diretor-Superintendente da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), e Paulo Roberto dos Santos, Secretário do Regime Próprio e Complementar do Ministério da Previdência, também participaram do evento, destacando a importância de proteger os direitos dos aposentados e a necessidade de políticas públicas que se adaptem à dinâmica demográfica do país.

A programação contou ainda com a palestra "Bem-estar na aposentadoria: saúde, longevidade e qualidade de vida", ministrada pelo médico geriatra Marcos Cabrera, que abordou aspectos essenciais para uma aposentadoria saudável e com qualidade de vida.

Confira a gravação do evento no canal da Abrapp no YouTube.


Redes Sociais.png

Todas notícias
Ícone WhatsApp
Me chamo Previx, seu assistente virtual.