Fique por Dentro

Notícias

Notícias para Você

Cuidando do futuro das pessoas

Funcionários da ativa do BB podem se inscrever para a seleção para assistente técnico da Previ até as 17h de 25/1

25/01/2024

Na última quarta-feira, 17/1, divulgamos a oportunidade de seleção para assistente técnico na Previ, aberta para todos os funcionários da ativa do Banco do Brasil. Mas você sabe como é o trabalho na Entidade?

O propósito da Previ, a Caixa de Previdência de Funcionários do Banco do Brasil, é cuidar do futuro das pessoas. A Entidade foi fundada em 1904, antes mesmo da previdência oficial, e hoje tem cerca de 200 mil associados e mais de R$ 250 bilhões sob gestão. Sua sede fica no Rio de Janeiro, no bairro de Botafogo.

A entidade possui 18 gerências, com cerca de 460 funcionários cedidos, que ficam alocados em seis diretorias diferentes: Presidência, Administração, Seguridade, Planejamento, Participações e Investimentos. A jornada de trabalho do cargo de assistente técnico na Previ é de oito horas, no formato híbrido.

Para a oportunidade de assistente técnico são aceitas inscrições de todos os tipos de formação. Entre os traços comportamentais desejados, estão iniciativa e proatividade, destreza digital, habilidades negociais e de comunicação, busca pelo desenvolvimento contínuo e respeito à diversidade e inclusão. Mas como são diversas gerências, são aceitos diversos tipos de formação.  

Queremos contar um pouquinho mais como é trabalhar cuidando do futuro das pessoas. Por isso, convidamos alguns colegas para contar como é o dia a dia em cada Diretoria da Previ.

Diseg

GILVAN MOTA TAVARES_AGN 1.jpg

Gilvan Mota Tavares é analista II da Gerência de Administração de Benefícios, Pagamentos e Rendas. Essa gerência, que é o coração da Previ e faz parte da Diretoria de Seguridade (Diseg), é responsável pela folha de pagamento dos assistidos, concessão de aposentadorias, pensões por morte, pagamento de pecúlios, portabilidade e resgates dos planos de benefícios da entidade. “Trabalho diretamente no núcleo que cuida da concessão de aposentadorias, pensões por morte, Previ Família e pagamento de pecúlios. Sou responsável pelas análises e conferências das implantações”, compartilha.

Para ele, trabalhar na gerência de benefícios da Previ é fazer parte efetiva do propósito de cuidar do futuro das pessoas. “É ter orgulho de pertencer a uma entidade que é referência em previdência complementar e que é reconhecida pela sua solidez, sustentabilidade e inovação. É contribuir para a realização dos sonhos dos associados e seus familiares, que confiam na Previ para garantir o seu bem-estar e a sua segurança financeira”. Algumas das realizações da Diseg são o relacionamento com os associados, com destaque para a educação previdenciária; a gestão do passivo atuarial e melhorias nos planos de benefícios; a gestão de operações com os participantes, como empréstimos e financiamento imobiliário; e a captação e fidelização de participantes e recursos.

Presi

ROBERTA DESTRO TONELLI_AGN.png

Roberta Destro Tonelli, analista I de Comunicação e Marketing da Gerência de Estratégia, Governança e Sustentabilidade (Gabin) da Presidência (Presi), é jornalista e especialista em marketing digital. Algumas das atividades na sua rotina são a produção de matérias e de conteúdo para os canais oficiais da Entidade, o monitoramento das redes sociais da Previ e elaboração de campanhas. “Eu entrei para a Previ em 2018 em um processo seletivo para assistente técnico como o que divulgamos agora, e consegui trabalhar desde o primeiro dia na área de Comunicação e Marketing, que é a minha área de formação. Inclusive, no meu primeiro dia foi o Gilvan, que hoje atua na Geben e trabalhava na Gestão de Pessoas, quem fez o tour para que eu conhecesse toda a Previ. Foi incrível para a bancária aqui que entrou no BB em 2012 e só havia trabalhado no atendimento negocial ver que há muita oportunidade em áreas diversas”, revela.

A Presi é a Diretoria responsável por coordenar os trabalhos da Diretoria Executiva e o relacionamento com os demais órgãos de administração e fiscalização. Além de representar a Previ, a Presi coordena o planejamento estratégico, a assessoria jurídica, a comunicação institucional e a política de controles. Para Roberta, trabalhar na Previ é se sentir em casa. “Quando entrei aqui, percebi uma cultura própria e uma sensação muito grande de pertencimento. Me senti muito acolhida e parte de uma coisa maior, até porque, por aqui, todos nós funcionários chamamos a nossa sede de Casa. Cuidar do futuro das pessoas me motiva a pensar na comunicação para auxiliar o associado além da informação. Elaborar soluções que tragam proteção e segurança para todos nós faz parte do nosso dia a dia. Desejo muita sorte pra quem participar do processo!”, conclui.

Dipla

NEMROD NEWTON PEIXOTO COSTA_AGN 1.jpg

Nemrod Newton Peixoto Costa é analista II na Gerência de Inteligência de Mercado e Risco de Negócios (Geint), da Diretoria de Planejamento (Dipla). “Perto dos 120 anos que a Previ completa em abril, a Dipla é relativamente jovem porque ainda não chegou aos 30. Vim cedido para a Previ como Assistente Técnico na primeira seleção que foi realizada para essa função. Comecei trabalhando na Diretoria de Participações e, após algum tempo, vim para a Dipla onde trabalho desde 2009. Aqui os assuntos são bem diversos, mas igualmente importantes. Os destaques são a elaboração das Políticas de Investimentos dos diversos planos e perfis de investimento, o planejamento tático com estruturação de iniciativas e indicadores, a avaliação de riscos e ainda tratamos das questões relacionadas à inovação na Previ”, conta.

Newton conta ainda que teve a oportunidade de colaborar em diversas dessas frentes ao longo de sua carreira na Previ e que uma grande satisfação é o trabalho relacionado às projeções macroeconômicas, que têm sido assertivas nos últimos anos: “Temos ficado bem-posicionados no ranking do Banco Central e nossos trabalhos têm sido reconhecidos em eventos importantes como, por exemplo, Congresso Brasileiro de Previdência Complementar. Ainda mais importante do que esse reconhecimento, é a oportunidade de participarmos ativamente da construção de um patrimônio que é de todos nós associados e do qual dependem milhares de famílias. A missão é desafiadora, mas é o que nos motiva diariamente!”, afirma.

Dirin

LUIZ IGNACIO COSTA GOMES_AGN 1.jpg

Para Luiz Ignacio Costa Gomes, analista II da Gerência de Gestão de Renda Variável e Middle Office (Gecap) e funcionário da Previ desde abril de 2005, o maior desafio de trabalhar na Diretoria de Investimentos (Dirin) é também “nosso maior orgulho, que é agregar valor ao nosso futuro, dos nossos colegas e da família Previ. Nós na Dirin acompanhamos diariamente o mercado financeiro e suas notícias, junto aos principais gestores do Brasil e mundo, com vistas a gestão dos nossos investimentos como: renda fixa, fundos imobiliários, renda variável, fundos multimercados e exterior avaliando oportunidades e monitorando as carteiras investidas. Somos responsáveis também por precificar as operações que acompanhamos e propor soluções que possam agregar rentabilidade e previsibilidade aos nossos portfólios”, destacou.

Luiz Ignacio participou da primeira seleção para assistente técnico da Previ, assim como o colega Newton, e foi alocado na Dirin devido à sua formação em Ciências Econômicas. “Assim que tomamos posse aqui, nós fazemos uma visita guiada a todas as gerências, conhecendo um pedacinho de cada e, a partir daí, começamos a perceber a dimensão e importância da Previ na vida de milhares de participantes”, conta.

Dipar

JOAQUIM RODOLFO VIANA_AGN 1.jpg

Para Joaquim Rodolfo Viana, analista II na Gerência de Participações Mobiliárias (Gepar), da Diretoria de Participações (Dipar), é muito importante a manutenção do senso de pertencimento com o Banco e a responsabilidade que temos enquanto representantes dos funcionários aqui dentro, cuidando deste patrimônio compartilhado. “É incrível pensar na quantidade de pessoas de todo o Brasil afetadas com o trabalho que realizamos. Para além dos funcionários e aposentados do Banco, a Previ impacta os brasileiros por meio da sua representação e influência nas empresas investidas”, afirma. No portfólio da Previ estão algumas das maiores empresas do Brasil, que  são agentes de transformação econômica e social.

Como investidora institucional, a Previ tem ainda a importante função de fomentar as melhores práticas Ambientais, Sociais, de Governança e de Integridade (ASGI). “Algumas ações adotadas neste sentido pela Dipar são o incentivo à definição de metas públicas das empresas em temas como redução de emissões e aumento da diversidade, por exemplo, com posterior monitoramento e cobrança de resultados consistentes, evolutivos e transparentes. Participamos ainda das assembleias de acionistas e interagimos com os conselheiros indicados”, complementou.

Dirad

RAFAEL DUARTE TOUZA_AGN 1.jpg

Rafael Duarte Touza, analista II Técnico da Informação Gerência de Soluções Tecnológicas (Infor), é formado em análise de sistemas e desde que chegou na Previ trabalha na Diretoria de Administração (Dirad). “Eu vim para Previ procurando uma oportunidade de carreira e encontrei uma oportunidade de vida. Aqui temos todos os desafios estratégicos e táticos de qualquer empresa, mas com o propósito de estarmos trabalhando na construção do nosso próprio futuro e do futuro de todos os colegas do banco. A Dirad é responsável por manter a Previ funcional: trabalhamos para criar as melhores condições possíveis para que toda Previ desenvolva seus papéis e responsabilidades. Dessa forma, somos  os responsáveis por gerir as áreas de suporte administrativo, gestão de pessoas, tecnologia da informação e contabilidade, além da organização e métodos e controladoria”, revela.

Para ele, trabalhar na Previ é diariamente fazer o que precisa ser feito e pensar como esse mesmo trabalho pode ser feito de maneira diferente e melhor. “Esse olhar de ‘dono da Previ’ vai te ajudar a desenvolver sua carreira.  As oportunidades vão surgir e seu desenvolvimento pessoal será notado! A Previ já é uma parte da nossa casa antes mesmo de trabalharmos aqui. Estar aqui é uma oportunidade de influenciar como ela vai se organizar para melhor atender todos nós, associados! Boa sorte a todos que se inscreverem!”, afirma.

Pra relembrar sobre a seleção para assistente técnico:

Pré-requisitos

Uma das exigências para participar do processo é a obrigatoriedade de realização de todos os cursos da Trilha de Educação Previdenciária Previ e do curso Prevenção e Combate ao Assédio Moral e Sexual (5420), disponíveis na UniBB.

Os cursos devem estar concluídos e cadastrados no currículo funcional até o momento da inscrição pelo TAO. A Trilha de Educação Previdenciária Previ deve ser acessada pela UniBB > Trilhas > Trilhas de Gestão de Pessoas > Educação Previdenciária (Previ).

Inscrições

Os interessados podem se inscrever pelo TAO até as 17h de 25 de janeiro. O caminho é no aplicativo Pessoal, opção 43 – TAO, Seleções e Programas > 37 – TAO – Conglomerado BB > 01 – TAO – Oportunidades Inscrição > Conglomerado BB > 900 Previ. O código da oportunidade é CCO23087 PREVI – ASSISTENTE TÉCNICO. Antes de efetuar a sua inscrição, leia com atenção o Documento de Divulgação.

Após a realização dos cursos que compõe a oportunidade e o cadastro no currículo funcional, o candidato deve sempre repontuar a inscrição para que as informações sobre os treinamentos reflitam na pontuação total. Caso esteja em situação diferente de 100, o candidato deve encaminhar e-mail para a Getho (processoseletivo@previ.com.br) solicitando a repontuação até as 10h de 25/1/2024. É de inteira responsabilidade do candidato a inscrição e repontuação na oportunidade.

Classificação e etapa

Serão qualificados até 50 candidatos para a formação de banco de talentos, e as regras do processo fortalecem a representatividade de gênero e raça. O processo contará com duas etapas eliminatórias e classificatórias: a primeira é uma avaliação curricular pelo TAO e a segunda, uma avaliação técnico-comportamental. O resultado será divulgado em 29/3.

O número de classificados para a etapa de avaliação técnico-comportamental é de até 140 candidatos, sendo:

  • Convocação dos 20 candidatos PcDs mais bem pontuados;
  • Convocação de 120 candidatos, aplicando os seguintes percentuais:

Pelo menos 30% de pessoas negras (pretos e pardos) mais bem pontuadas;
Pelo menos o mesmo percentual de mulheres inscritas para a próxima etapa.

Dúvidas sobre o processo seletivo podem ser tiradas pelo e-mail processoseletivo@previ.com.br. Serão priorizadas as respostas para dúvidas que não estão no Documento de Divulgação.

Acompanhe as redes sociais da Previ. É só seguir o perfil @previoficial no Instagram, Facebook, LinkedIn, Spotify e YouTube.

Marca ASGI Horizontal Governan_a.png

Todas notícias
Ícone WhatsApp
Me chamo Previx, seu assistente virtual.