Para ver e ouvir: desempenho está disponível nos canais da Previ no YouTube e Spotify
29/06/2023
O resultado detalhado do seu plano, que já estava disponível na seção Prestação de Contas do site, agora também pode ser visto e ouvido nos canais da Previ. Todos os meses, apresentaremos o contexto dos números em podcasts no Spotify da Previ. E, a cada trimestre, o conteúdo detalhado também será apresentado em nosso canal do Youtube.
Apesar do cenário de volatilidade, o resultado dos planos da Previ se manteve sólido no primeiro trimestre de 2023. A rentabilidade acumulada do Plano 1 foi de 0,88% e do Previ Futuro, de 1,39% no período.
Entre os principais fatores econômicos que refletiram no desempenho até o mês de março, o ponto de atenção é a inflação, que atingiu níveis muito altos em comparação com as últimas décadas. Outro fator é o nível alto da taxa Selic, que desde o ano passado está em 13,75%, o que afeta negativamente o mercado de ações.
No Brasil, um dos temas relevantes nos últimos meses é o novo arcabouço fiscal. Esse é um assunto importante para os investidores, porque trata da regra sobre o controle das receitas e despesas do Governo, com o objetivo de estabilizar a dívida pública no longo prazo. A perspectiva de aprovação traz uma expectativa de um cenário um pouco mais favorável à frente.
O Plano 1 teve rentabilidade positiva de 0,38% em março. No trimestre, o resultado é de 0,88%. Dessa forma, o Plano 1 encerra o trimestre com um com déficit acumulado de R$ 189 milhões. Embora negativo, o resultado mantém o plano em situação de equilíbrio. Isso porque o déficit representa menos de 0,5% do patrimônio, que é de R$ 244 bilhões.
A carteira de Renda Variável, com rentabilidade de -2,03% no mês e -4,11% no trimestre, puxou para baixo o resultado do plano. Somente em março, o Ibovespa caiu 2,9%, e a Vale, principal ativo do plano, teve queda de 3,8%.¿
A carteira de renda fixa, por outro lado, teve resultado positivo. O segmento teve uma rentabilidade de 1,67% em março e teve resultado de 3,41% no trimestre.
O diretor de Administração Márcio de Souza comentou o resultado do Plano 1 no primeiro trimestre de 2023:
Diante do cenário econômico desafiador, os dois grandes blocos de ativos do Previ Futuro tiveram comportamentos bem diferentes no primeiro trimestre. Enquanto os investimentos em Renda Fixa e Imóveis tiveram bom desempenho, a Renda Variável encerrou o período com rentabilidade negativa.
Os principais impulsionadores do desempenho em renda fixa foram os títulos públicos, o que ocasionou um desempenho de 3,60% no trimestre. Por outro lado, a Renda Variável, que sofreu por conta das incertezas que afetam o mercado de ações, teve rentabilidade de -7,40%, bem próxima do Ibovespa, que tombou -7,16% no período. Apesar do trimestre difícil, a renda variável vem apresentando forte recuperação nos últimos meses.
No trimestre, os Perfis de Investimento mais defensivos tiveram melhor desempenho. Destaque para o perfil Conservador, que rendeu 3,20% no período. Já os perfis com maior exposição à renda variável tiveram rentabilidade negativa. O perfil Agressivo teve rentabilidade de -1,50%.
O presidente João Fukunaga, participante do Previ Futuro, comentou o resultado do plano no primeiro trimestre de 2023:
Após três anos suspensas em função da pandemia de Covid-19, as apresentações de resultado presenciais voltaram a acontecer. Nos meses de março e abril, a Previ realizou eventos no Rio de Janeiro, Brasília, São Paulo e Belo Horizonte. Em junho, foi a vez de Fortaleza. A próxima parada é em Curitiba, no dia 12/7. Até o fim do ano, mais cidades devem receber os eventos de apresentação dos resultados.
Além de conhecer o resultado de seu plano, os participantes também têm acesso ao Previ Presente, uma estrutura que acompanha as divulgações de resultado para prestar atendimento presencial. A equipe, formada por funcionários qualificados e experientes, reforça outro compromisso da Entidade: o da proximidade.
As apresentações presenciais reforçam o compromisso da Previ com a transparência e são uma oportunidade para os associados esclarecerem dúvidas e ouvirem diretamente dos membros da Diretoria Executiva as estratégias para os planos.