Atualizações contemplam mudanças para concessão de medicamentos e inclusão de novas condições crônicas
08/06/2021Desde a última terça-feira, 1/6, está em vigor a nova Lista de Materiais e Medicamentos Abonáveis Cassi (Limaca), do Programa de Assistência Farmacêutica (PAF). A lista foi ampliada para incluir mais seis condições crônicas, além de criar uma tabela de preços própria para os itens abonados pelo Programa.
A Cassi realizou uma nova revisão na Limaca e incluiu seis condições crônicas, 16 princípios ativos e cerca de 400 produtos. Outro ponto positivo para os participantes é a adoção de uma tabela própria de preços, que servirá como referência para o reembolso dos itens. Essa medida visa facilitar o processo de reembolso e trazer mais transparência aos participantes quanto aos valores praticados no PAF.
Para compor a tabela, foram consideradas várias referências de preço, em especial os valores praticados pelas farmácias e drogarias. Foi adotado um valor fixo para cada substância abonada no Programa a ser reembolsado ao participante, já descontadas as participações financeiras dos associados com base no tipo de produto (genérico ou referência), situação que facilita o processo de reembolso. O valor da tabela é o máximo a ser reembolsado, sem que haja desconto de coparticipação.
As condições crônicas incluídas nesta atualização são Alzheimer, Parkinson, glaucoma, hiperplasia prostática benigna, hipotireoidismo, osteoporose, refluxo gastroesofágico e úlcera péptica. As novas tabelas estão disponíveis para consulta na área logada do site da Cassi.
A autorização que permite acesso a esse benefício é feita por um médico na CliniCassi, que avalia a indicação do medicamento prescrito em relação ao diagnóstico, e se ele consta na Limaca. Para fazer parte do PAF, é necessário ser participante do Plano Associados (funcionários da ativa, aposentados, pensionistas e participantes do grupo de dependentes indiretos), cadastrados ou não na Estratégia Saúde da Família (ESF), em condições crônicas constantes na Limaca e que utilizam medicamentos de uso contínuo.
Você pode conferir essas e outras informações sobre as mudanças no PAF diretamente no site da Cassi.