|nº 149| Abr 10

Nesta Edição » Chapas » Chapa 3 - Unidade na Previ

“O conteúdo desta página é de inteira responsabilidade da chapa e não necessariamente reflete a opinião da PREVI”.

Gestão segura e competente
Distribuição justa do superávit


Com a responsabilidade de quem ajudou a consolidar os avanços na Previ nos últimos anos, as mais importantes entidades do funcionalismo (196 sindicatos, importantes associações de aposentados como AAFBB e AFABBs e a Anabb) se uniram para formar a Chapa 3 Unidade na Previ na eleição de 17 a 27 de maio. O objetivo é somar forças para defender a Previ, melhorar os benefícios de todos os participantes, de forma universal, e manter a entidade cada vez mais sólida.

A Chapa 3 Unidade na Previ soma a experiência de quem já participou diretamente da gestão bem sucedida da entidade com a necessária renovação. Junta de maneira equilibrada funcionários da ativa e aposentados, pré e pós-1998, mulheres e homens, associados do Plano 1 e do Previ Futuro. E pela primeira vez colocará um aposentado na diretoria executiva da Previ e um representante do Previ Futuro no Conselho Fiscal.

A Previ apresentou mais um resultado positivo em 2009: rentabilidade de 28% nos investimentos do Plano 1, acumulando um superávit de R$ 44,2 bilhões, e de 27% nos recursos do Previ Futuro. É quase três vezes a meta atuarial. É outro êxito a ser creditado ao funcionalismo do Banco do Brasil, que em sua longa história de lutas sempre soube fazer as opções mais acertadas, desde a mudança no estatuto da Previ, em 1997, que deu aos participantes o poder de compartilhar a gestão do fundo de pensão com o banco e direito de escolha pelo voto dos associados.

O funcionalismo saberá mais uma vez fazer a opção certa, dando continuidade a essa trajetória de sucesso. Votar na Chapa 3 é eleger quem já mostrou competência e equilíbrio. Quem tem vontade e capacidade de unir o funcionalismo para defender a Previ e fazer a distribuição justa e universal do superávit. Votar Chapa 3 é garantir a segurança do nosso futuro.

Propostas da Chapa 3

Melhorar benefícios do Plano 1 com utilização do superávit
• Combater a Resolução 26 do Conselho Gestor da Previdência Complementar (CGPC).
• Retomada imediata das negociações do superávit, com aumento nos benefícios para todos.
• Continuidade da suspensão de contribuições.
• Revisão permanente do teto e prazo dos Empréstimos Simples.
• Manter a Carim permanentemente aberta.
• Utilizar o FGTS para abater prestações da Carim.

Mais rentabilidade e benefícios no Previ Futuro
• Resgatar as contribuições patronais.
• Reduzir a Parcela Previ para aumentar os benefícios de risco.
• Reduzir as taxas de carregamento e de administração, de maneira a destinar mais recursos para o saldo de conta dos participantes.
• Abolir a idade mínima para a aposentadoria.
• Facilitar o retorno dos que se desligaram do plano e continuam no banco.
• Revisão permanente do teto e do prazo de pagamento dos Empréstimos Simples, de suas taxas e
  encargos.
• Manter os financiamentos imobiliários, lutando pela utilização do FGTS para abater prestações.

Transparência e equilíbrio na gestão
• Fim do voto de minerva, de maneira a evitar que sejam tomadas decisões contrárias aos interesses dos associados.
• Restabelecer a consulta ao corpo social para alterações estatutárias e de regulamento dos planos.
• Volta da Diretoria de Participações para os associados.

Fortalecer os compromissos socioambientais
• Com investimentos capazes de gerar emprego e renda, observando as melhores práticas de
   responsabilidade socioambiental.
 • Com gestões para implantar essa prática nas empresas participadas, com melhorias nas relações com seus trabalhadores.

Eficiência no atendimento
• Ampliar os canais de atendimento e torná-los mais eficientes.
• Implantar um canal de assessoria previdenciária.  
• Aprimorar o programa de educação previdenciária.
• Defender a implantação de uma Ouvidoria.

Segurança e equilíbrio na Capec
• Fazer campanhas de adesão de associados mais jovens, de forma a garantir a perenidade do plano.
• Corrigir os pecúlios anualmente, no mínimo pelo índice atuarial da Previ.
• Manter a atratividade da Capec, com revisões constantes das contribuições.

Conheça os candidatos da Chapa 3

Diretoria Executiva
Paulo Assunção de Sousa
Diretor de Administração
Graduado em Direito pela USP, tomou posse no BB em 1974. Aposentado, 56 anos, foi diretor do Sindicato dos Bancários de São Paulo e Coordenador da Comissão de Empresa dos Funcionários do BB. Também coordenou o Comitê em Defesa do BB em 1989, quando o banco corria o risco de ser privatizado. Em 1999 foi eleito representante dos funcionários no Conselho de Administração do BB (Garef). Na Previ, foi conselheiro fiscal eleito de 1994 a 1996 e conselheiro deliberativo eleito de 1996 a 2000. Presidiu a Brasilcap de 2003 a 2007. Representou a Previ nos conselhos de administração da Usiminas e da Neoenergia.

Diretoria Executiva
Vitor Paulo Camargo Gonçalves
Diretor de Planejamento
Ingressou no BB em 1976 e tem 53 anos. É gerente executivo na Previ. Conselheiro da Anabb e coordenador do grupo de previdência do Plano Previ Futuro. Formado em Administração de Empresas, pós-graduado em Gestão Empresarial pela FGV RJ. Especializado em gestão de fundos de pensão pela Wharton School – Philadelfia (EUA) e gestão de negócios pela Fundação Dom Cabral (MG) e IBMEC (RJ). Foi eleito diretor de Participações da Previ de 1998 a 2000, conselheiro fiscal de 1990 a 1992 e conselheiro deliberativo de 1996 a 1998.

Conselho Deliberativo

Célia Maria Xavier Larichia

Titular
Aposentou em 2003. Carioca, 54 anos, contabilista, tomou posse na Ag. Madureira (RJ). Atuou em Crédito e Análise de Risco na Super RJ e tem experiência em análise econômico-financeira empresarial. Foi gerente das agências Laranjeiras, Barra da Tijuca e Empresarial Barra da Tijuca (RJ). É vice-presidente de Administração da AAFBB. Fundadora do Movimento Nacional Mulheres AAFBB, integrou o Conselho Deliberativo da AABB Rio. Graduada em Ciências Biológicas. MBA em Administração na FGV e Gestão de Negócios na USP. Fez cursos de Auditoria e Controladoria pela FGV e Governança Corporativa pelo IBGC.

Conselho Deliberativo
Luiz Carlos Teixeira
Suplente
Aposentado desde 1996, 62 anos. Dentre outras atividades no BB, foi instrutor de RH e Coordenador de Cefor. Graduado em Ciências Sociais e Políticas, pós-graduado em Sociologia Urbana e Economia, possui MBA em Administração e Previdência Complementar e Certificações de Conselheiro de Administração e Fiscal pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC). É professor e conselheiro deliberativo eleito da Previ e diretor do Sindicato de Ribeirão Preto, da Federação dos Bancários de SP/MS e da UGT.

Conselho Fiscal
Fabiano Félix do Nascimento
Titular
Pernambucano, 34 anos. Ingressou no BB em abril de 2000 e, desde então, é associado do Previ Futuro. Exerceu a função de Gerente de Módulo nas agências Boa Viagem e Abreu e Lima. Licenciado em Física pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, cursa Direito na Faculdade Integrada do Recife (FIR). Secretário-geral do Sindicato dos Bancários de Pernambuco (PE), entidade na qual já atuou antes como diretor de base. É membro do Conselho de Usuários da Cassi Pernambuco.


Conselho Fiscal

Aldo Bastos Alfano

Suplente
Aposentado, 73 anos, experiente em Administração e Relações Internacionais. Tomou posse na agência Saúde RJ, trabalhou nas agências Praça Mauá e Centro-Rio e depois na Carteira de Comércio Exterior (Cacex), onde exerceu diversos cargos nos Departamentos de Comercialização e na Gerência de Financiamentos (Gefin). Entre 1984 e 1987 chefiou o gabinete e depois foi diretor interino da Cacex. Aposentou-se na Assessoria de Planejamento da Vice-Presidência Internacional do BB. É vice-presidente de Comunicação e Marketing da AAFBB.


Conselho Consultivo do Plano 1
José Branisso
Titular

Conselheiro deliberativo da Anabb e coordenador do Grupo Previdência e Aposentadoria. Aposentado, 58 anos. Economista graduado e pós-graduado pela USP, cursa direito pela UniCEUB. Tem MBA Internacional pela Amana-KEY. Diretor da Coopanabb. Conselheiro de administração da Fiago. Foi diretor interino e gerente executivo de Agronegócios do BB. Foi professor universitário e conselheiro da Ordem dos Economistas de São Paulo e do Instituto de Pesquisas Econômicas da USP.

Conselho Consultivo do Plano 1
Odali Dias Cardoso
Titular
Admitido no BB em 1971, tem 60 anos e está aposentado desde 2003. Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Cândido Mendes (RJ). Cursou MBA em Administração Pública e em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (RJ). Foi assistente técnico em contabilidade e comércio exterior na Cacex. Foi presidente da AABB Tijuca (RJ). É presidente da AABB Rio de Janeiro. É conselheiro deliberativo eleito da Previ, mandato 2006/2010.

Conselho Consultivo do Plano 1
Flávio José Pastoriz
Suplente

Tomou posse no BB em 1984. Gaúcho, 51 anos, é Diretor de Comunicação do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre (RS) e membro do Conselho de Usuários da Cassi de Porto Alegre. É graduado em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em Comércio Exterior.




Conselho Consultivo do Plano 1
Mércia Maria Nascimento Pimentel
Suplente
Pós-graduada em Letras, cursou MBA em Gestão de Saúde e MBA Marketing Executivo pela Fundação Getúlio Vargas. Aposentada, 57 anos, no Banco do Brasil foi gerente nas agências Alagoinhas (BA) e Joana Angélica Salvador (BA), além de assessora na Super Bahia. É conselheira consultiva do Plano 1 da Previ, eleita pelos associados, e conselheira deliberativa da Anabb.

Conselho Consultivo do Previ Futuro
Ítalo Lazzarotto Júnior
Titular
Tomou posse no BB em 1998, na região de Ribeirão Preto, onde foi fiscal de operações agro-industriais, assistente de negócios e gerente de controle. Aos 44 anos, é assessor sênior da Diretoria de Controles Internos, em Brasília. Graduado em Administração e pós-graduado em Auditoria e Perícia Contábil, Trabalhista e Tributária. Na Anabb é representante eleito do funcionalismo pós-98 e secretário do grupo temático de Previdência e Aposentadoria. Participa da luta pela isonomia de direitos entre os funcionários do BB.

Conselho Consultivo do Previ Futuro
Rafael Zanon Guerra de Araújo
Suplente
Tomou posse no BB em julho de 2000. É bacharel e licenciado em História pela Universidade de Brasilia (UnB). Foi secretário de Formação do Sindicato dos  Bancários de Brasília (2001-2006), onde ainda é diretor, e secretário de Formação da Federação dos Bancários do Centro-Norte (2003-2005). Membro do Conselho de Usuários da Cassi DF. Tem 30 anos.

Conselho Consultivo do Previ Futuro
Wagner de Sousa Nascimento
Titular
Ingressou no BB e na Previ em dezembro de 2002. Tem 37 anos, é graduando em Administração, possui experiência com contabilidade e administração, cursos de previdência complementar, gestão pública nas áreas contábil, administrativa e de recursos humanos. No BB, é gerente de Módulo de Atendimento e Serviços. É secretário-geral do Sindicato de Belo Horizonte e representante da Fetraf-MG na Comissão de Empresa dos Funcionários do BB. Por três mandatos foi membro do Conselho de Usuários da Cassi-MG e atualmente é suplente no Conselho Consultivo do Plano Previ Futuro, eleito em 2006.

Conselho Consultivo do Previ Futuro
Luciana Vieira Belem
Suplente
Ingressou no BB em outubro de 2002. Foi delegada sindical e integrou a EAD da Agência Cinelândia Rio de Janeiro (RJ). Trabalhou na Previ e na Dimec. Graduada em Ciências Sociais pela UFRJ. Cursa MBA em Negócios Financeiros na Fundação Getúlio Vargas RJ. É diretora do Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro, onde integra as diretorias de Bancos Públicos e de Formação.

“O conteúdo desta página é de inteira responsabilidade da chapa e não necessariamente reflete a opinião da PREVI”.