|nº 134| Jul 08

Nesta Edição » Capa » Quem pensa no futuro pensa em casa própria

Quem pensa no futuro pensa em casa própria

A partir de agosto, associados do PREVI Futuro com mais de dez anos de adesão poderão se habilitar a financiamento imobiliário da Carim

Chegou a vez do PREVI Futuro. A partir de agosto o financiamento imobiliário estará disponível a seus participantes. O primeiro requisito será contar com dez anos completos de filiação à PREVI.

Até o final do ano, mais de 1.700 participantes poderão estar habilitados ao financiamento. Pelo site, os participantes que atendam aos pré-requisitos poderão conferir sua classificação, os valores disponíveis, simular, conferir as condições e manifestar o interesse. A habilitação ao financiamento obedecerá ao tempo de filiação ao plano e serão convocados somente aqueles que manifestarem formalmente seu interesse.

Poderão ser financiados imóveis residenciais, novos ou usados, de alvenaria, em boas condições de conservação, situados em regiões urbanas, com obras concluídas, devidamente averbados no Registro de Imóveis, em situação documental regular, sem gravames ou ônus reais.  

Vantagens
Um dos maiores atrativos da Carim é o fato de poder financiar até 100% do valor de avaliação do imóvel, em relação aos habituais 80% do mercado. O prazo para o financiamento é de no mínimo 36 e no máximo 240 meses.

O financiamento também não prevê resíduo contratual. A PREVI garante que o mutuário vai despender, no máximo, 30% da sua renda bruta com a prestação. Se, no decorrer do contrato, o mutuário tiver sua renda reduzida, eventual resíduo existente ao final do prazo contratado decorrente dessa limitação será coberto por um Fundo de Liquidez, formado com as contribuições dos próprios mutuários.   

Visando à redução de custos, parte de uma estratégia socialmente responsável, todas as informações sobre o Financiamento Imobiliário para participantes do PREVI Futuro circularão por meio eletrônico. É importante manter os dados cadastrais atualizados na PREVI para receber os informativos. O regulamento completo está disponível no site www.previ.com.br.

Quem vai poder se habilitar ao financiamento?
Participantes do PREVI Futuro com dez anos de filiação completos, com disponibilidade de margem consignável em seu espelho de pagamento.

Como posso saber da minha classificação, fazer a simulação e manifestar meu interesse pelo financiamento?
A partir de agosto os participantes habilitados poderão conferir pelo Auto-atendimento do site da PREVI sua classificação, fazer simulações e manifestar o interesse pelo financiamento. É importante somente manifestar a intenção em obter o financiamento quando estiver certo de que deseja adquirir um imóvel.

Qual vai ser o valor máximo da prestação inicial?
O valor da prestação inicial está limitado a 25% da Renda Bruta ou à margem consignável de 70%, o que for menor. Será considerada a folha de pagamento vigente na data da aprovação da proposta. É bom lembrar que a disponibilidade de margem consignável é impactada por outras operações contratadas como Empréstimo Simples e PAS.

Qual é o valor máximo financiável?
O financiamento pode ser de até 100% do valor do imóvel, mas deve estar adequado à capacidade de pagamento do associado e atrelado ao valor da prestação inicial. As despesas com avaliação do imóvel, impostos e emissão de documentos correrão por conta do associado.

Quais são os encargos?
Os encargos principais são:
– Taxa equivalente aos juros atuariais do plano de 5,75% a.a.;
– Fundo de Hedge composto por um Fundo de Liquidez (0,10% a.a.) e um Fundo de Quitação por Morte que varia de acordo com a idade do associado. Para participantes com até 60 anos, a taxa aplicada é de 0,10%a.a.
Os encargos acessórios são:
– Taxa de Administração, no valor de R$ 19,00 ao mês;
– Prêmio do Seguro do imóvel contratado pela PREVI, em nome do mutuário, durante o período
do financiamento. O prêmio anual será calculado aplicando-se taxa de 0,06196% sobre o valor
de avaliação do imóvel.

Como se dá a correção do saldo devedor?
O saldo devedor será atualizado mensalmente, pela incidência do índice previsto no regulamento
do Plano de Benefícios (INPC).

Qual vai ser o prazo do financiamento?
O prazo para pagar será de no mínimo 36 e no máximo 240 meses. O prazo previsto para
o financiamento somado à idade do associado não poderá ultrapassar 80 anos.

Vai ser possível utilizar o FGTS?
Sim. É possível utilizar o FGTS como complemento ao valor de aquisição do imóvel.