Chapa 1 - A PREVI É SUA
Candidatos
Conselho Deliberativo |
Titulares |
Suplentes |
GILBERTO SANTIAGO – GILBERTO MATOS SANTIAGO
Aposentado. Natural de Recife (PE), bacharel em Direito, atuou na CACEX, foi Chefe de Divisão no DESED e Assessor na Vice-Presidência Internacional (VIPIN). Participou de auditoria da EUROBRÁS em Londres. É Presidente da AAFBB, pelo terceiro mandato. é Vice-Presidente da UNIDAS, que congrega nacionalmente as Associações de Participantes em Fundos de Pensão. Foi membro titular do Conselho Deliberativo da PREVI até 31 de maio de 2006, onde atuou com total independência na defesa dos direitos dos colegas da ativa, aposentados e pensionistas.
|
BETTO DIAS – LUIZ ROBERTO DE ABREU DIAS
Aposentado. Carioca, 56 anos, graduado em Economia pela Universidade Cândido Mendes. Possui MBA em Governança Corporativa pela USP-FIPECAFI; MBA em Gestão de Seguros pelo CEE-Cândido Mendes; MBA em Finanças e Direito pela EPGE-FGV. Foi Assessor na SUPER-RJ, operador financeiro e analista na GEROF. Na DIMEC foi analista das Participações do BB-Banco de Investimentos. Atuou como representante da Appraisal Avaliações e Engenharia Ltda. Experiência em Conselhos nas participadas da PREVI. É assessor do Presidente da AAFBB. Coordena o Grupo dos 40% de Equiparação ao BACEN no Rio de Janeiro.
|
BRANQUINHO – FERNANDO AYRES BRANQUINHO
Aposentado. Carioca, 51 anos, graduado em Engenharia Civil (UERJ) e Administração (UFC). Ingressou no BB em 1977, na Agência Centro Rio. Trabalhou no CESEC Rio (1978/1982). Atuou como Engenheiro, na regional do DENGE, em Fortaleza (1983/2006) e no NUCEN Brasília (2006/2007), na fiscalização de obras, em projetos, orçamentação e avaliações de bens. Foi delegado sindical em diversas unidades, dirigente do Sindicato dos Bancários do Ceará (1988/1994), e Vice-Presidente da CUT Regional Fortaleza (1990/1992). é Vice-Presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Banco do Brasil (AEABB).
|
FARACO – SÉRGIO FARACO
Aposentado. Paulistano, contabilista, formado em Economia pela FMU-SP. Foi instrutor no DESED, gerente-adjunto em Vinhedos- SP e Vila Maria SP e gerente-geral em Belenzinho-SP e Ana Rosa - SP. Integrou a Comissão de Inquérito constituída pela Secretaria de Previdência Complementar na intervenção do AEROS. Presidiu o Conselho de Administração da São Paulo Holding Corp. Participação S.A.
Professor de curso de análise avançada de crédito e riscos para bancos. é membro da Câmara de Medição, Arbitragem e Perícia dos Economistas (CAMAPEC-SP).
|
Conselho Fiscal |
Titular |
Suplente |
ISA MUSA – ISA MUSA DE NORONHA
Aposentada. Mineira, natural de Três Corações - MG, professora, psicóloga, escritora, Presidente da Federação das Associações de Aposentados do Banco do Brasil (FAABB) e Vice-Presidente da União Nacional dos Acionistas Minoritários do Banco do Brasil (UNAMIBB). Foi Conselheira Fiscal da CASSI na gestão 1998/2000. Em sua carreira no Banco do Brasil, seguiu todos os passos na ascensão funcional. Começou como telefonista, foi Posto Efetivo, passou por Caixa-Executivo, Assistente de Supervisão até se aposentar como Gerente de Suporte Substituta.
|
ZÉ MARIA – JOSÉ MARIA
CORRÊA NASCIMENTO
Maranhense, 49 anos, da ativa. Cursando Administração de Empresas. Tomou posse no Banco em 1980, passando pelas Agências Presidente Dutra (MA), Santo Antônio dos Lopes (MA), Itapecuru-Mirim (MA), CESEC-São Luís.
Atualmente está lotado na Gerência de Ativos - GERAT (ex-URR) - MA.
Foi Delegado Sindical (1996-1997), foi Presidente do Conselho Fiscal (2000/2003) e Suplente da diretoria executiva do SEEB (MA) (2003/2006). Hoje é Diretor de Organização do SEEB-MA (2006/2009).
|
Diretoria de Seguridade |
ELAINE – ELAINE MICHEL
Gaúcha, 45 anos, 24 no BB, bacharel em Ciências Contábeis com enfoque em Auditoria Pública e Empresarial. Atualmente exerce a atividade de Compliance – Assessora Sênior na Diretoria de Controles Internos, assessora as Unidades Estratégicas Contadoria e Marketing e Comunicação. Trabalhou no RS, MS e DF. Exerceu funções em Agências, Cesec, Superintendência Regional, Diretoria de Varejo (conta corrente, investimentos, empréstimos e financiamentos) e Diretoria de Governo (clientes, gestão da rede e negócios). Eleita Delegada Sindical e Conselheira Fiscal da ANABB.
|
Conselho Consultivo do Plano de Benefícios I |
Titular |
Suplente |
AUGUSTO – AUGUSTO ESPEDITO RODOLFO
22 anos de Banco, atualmente na URR Passo Fundo (RS). Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade de Passo Fundo, com especialização pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestrando pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Análise de Risco. Passagem pelas Agências Sananduva (RS), CESEC Passo Fundo (RS), Presidente da AABB (RS), Conselheiro da AABB Passo Fundo (RS), Conselheiro da Cooperativa de Funcionários do BB em Passo Fundo (RS). Fundador e Diretor Financeiro da HIMEC – Indústria Hidráulica Mecânica Ltda. Atua na área de segurança eletrônica em Passo Fundo (RS).
|
MARISTELA – MARISTELA CORREA DA SILVA
20 anos de Banco do Brasil, graduada em Ciência Contábeis pela Universidade Federal do Espírito Santo (ES) e pósgraduada em comércio exterior pelo Centro Universitário Vila Velha (ES).
Lotada na Gerência de Comércio Exterior, GECEX - Vitória, na função de Analista Financeiro da mesa de operações de câmbio. Trabalhou nas Agências Vitória, Pio XII e Carapina. é diretora do SEEB-ES, participa da ECOA e presta serviço voluntário como tesoureira no grupo de solidariedade cristã "Sinfonia do Amor", em Cariacica (ES).
|
Conselho Consultivo do PREVI Futuro |
Titular |
Suplente |
ANA PAULA – ANA PAULA BARBOSA FERREIRA
Na ativa, funcionária pós-98. Carioca radicada em Fortaleza – CE. Atualmente cursa Administração Pública a distância na Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) e História na Universidade Estadual do Ceará (UECE). Tomou posse no Banco do Brasil em 2002 na Agência 504- Norte-DF. Hoje é Gerente de Módulo na Agência Praça do Carmo–CE e integra o ECOA, atuando como agente de Comunicação Interna. Trabalhou por cinco anos na Cooperforte-DF, na área de Planejamento, Comunicação e Marketing.
|
MÔNICA SIMPLÍCIO – MÔNICA REIS SIMPLÍCIO
Paulista, 28 anos, da ativa. Atualmente é gerente de contas na Agência Colorado (PR), graduada em Contabilidade pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar-PR) e bacharel em direito pela Universidade Paranaense (Unipar-PR).
Está concluindo curso de especialização em Gestão Financeira e Contábil pelo Instituto Brasileiro de Pesquisas Sócio- Econômicas. Foi Vice-Presidente da AABB Paranacity (PR) e é membro do Conselho do Programa "Paraná 12 meses".
|
Programa
Autonomia, transparência, combatividade e ética são os compromissos da Chapa 1 – "A PREVI é SUA", na defesa dos Associados.
Em 2006, o fracionamento das oposições deu a vitória à chapa da situação. Neste ano a história será diferente. A Chapa 1 – “A PREVI é SUA” é resultado da união de entidades de aposentados, sindicatos e lideranças expressivas com reconhecido histórico de lutas na defesa do funcionalismo. Ao longo dos anos esses colegas têm sido incansáveis na defesa da integridade da PREVI e dos direitos coletivos. Isso, somado à qualidade dos candidatos e a um programa consistente, credencia a Chapa 1 – “A PREVI É SUA” a ser a única opção de voto viável para defender a PREVI dos ataques contra o seu patrimônio pelo Banco, com o apoio dos grupos que formam a chapa da situação.
A Chapa 1 é apoiada pela AAFBB, UNAMIBB, FAABB, vários Sindicatos e lideranças, entre outros.
Desta forma, oferecemos o conhecimento, a experiência e a disposição para administrar a nossa PREVI, a sua PREVI, de forma a que cumpra perfeitamente o seu papel de Fundo de Pensão.
Seu compromisso é com a independência, a transparência, a combatividade e a ética. Coerentes com nossas posições, não poderíamos nos esquivar do dever de oferecer nossa disposição, honestidade e combatividade aos colegas que, nesse momento, têm a grande responsabilidade de cuidar de seu próprio futuro e tomar novamente para si a Sua Previ.
1- Transparência na Gestão mediante periódica prestação de contas;
2- Independência em relação ao Patrocinador e ao Governo;
3- Diálogo permanente com os Associados via Associações e Sindicatos;
4- Postura e comportamentos éticos.
Responsabilidade para propor mudanças. Este é nosso principal fundamento para defender a PREVI. Para isso, reunimos aposentados e funcionários da ativa em busca de melhorias efetivas (não apenas promessas eleitoreiras) para todos os planos, benefícios e serviços prestados pela nossa Caixa de Previdência.
Os integrantes da CHAPA 1 – “A PREVI É SUA” estão engajados em todas as lutas do funcionalismo do Banco, desde a Reforma de 1997 até os dias de hoje.
Não somos aventureiros. Lutamos por uma PREVI forte, perene e estável, capaz de cumprir os objetivos para os quais foi estabelecida e não para servir a propósitos políticos e financeiros.
Buscamos uma gestão equilibrada, com participação do Corpo Social, com transparência, ética e seriedade.
Superávit
• orientar o uso da Reserva Especial para a revisão do Plano com justiça, legalidade e isonomia, de modo a atingir todos os participantes, buscando incorporar benefícios permanentes, sem distribuição demagógica.
Entendemos que o superávit é gerado por todos e a todos pertence. Deve ser utilizado para melhorar permanentemente o benefício, sem casuísmos, discriminações ou qualquer exclusão, evitando privilegiar o Banco.
Plano 2 – PREVI Futuro
• lutar pela criação de diretoria exclusiva para o Plano 2; • permitir a participação individual do Associado do Plano 2 na gestão de suas próprias reservas. Reforma Estatutária
• discutir uma Reforma Estatutária e a alteração dos regulamentos dos planos de benefícios para:
• reestabelecer direitos e prerrogativas do Corpo Social;
• permitir migração entre planos para funcionários da ativa;
• oferecer opção de aposentaria às mulheres aos 45 anos de idade.
Parcela PREVI
• lutar pela sua extinção e pelo reembolso devido aos que foram por ela penalizados desde a sua criação.
Transparência e Independência
• exigir auditorias (contábil, atuarial e de investimentos), com a identificação de eventuais desvios;
• pautar a criação de ouvidoria independente;
• apurar denúncias sobre eventuais infrações. Comunicação com o Associado
• manter os associados devidamente informados da gestão da PREVI, respeitado o sigilo estratégico;
• melhorar a qualidade do atendimento 0800;
• estreitar o relacionamento da PREVI com entidades representativas (como associações e sindicatos).
Aperfeiçoa mento da Gestão
• revisar o quadro de carreira da PREVI a fim de dotá-lo de padrão de excelência;
• lutar pela efetiva participação dos Conselhos Consultivos;
• alterar o modelo eleitoral para permitir a eleição de um Conselho Fiscal independente.
Participação em Empresas
• rever os critérios de indicação de Conselheiros em Empresas, privilegiando a competência e experiência;
• evitar que membros eleitos assumam Conselhos em Empresas nas quais a PREVI tenha participação. Investimentos e rentabilidade
• propor redução de tarifas e taxas de administração pagas pela PREVI;
• lutar pela diversificação do perfil dos investimentos;
• avaliar o provisionamento de perdas com aplicações duvidosas e com pendências judiciais;
• rever os cálculos atuariais, com adequação das tábuas de mortalidade;
• identificar e denunciar eventual gestão temerária.
CARIM
• reestudar a CARIM de forma a conciliar a rentabilidade exigida por lei com a liquidez do mutuário.
CAPEC
• rever a contabilização dos recursos da CAPEC. Pensionistas
• pautar a revisão das pensões com vistas a manter a qualidade de vida dos pensionistas. PAA
• instar para que seja cobrada do Banco a contribuição devida à PREVI em ações e acordos judiciais, de forma a não prejudicar o cálculo da aposentadoria.
PPP – Parceria Público-Privada
• posicionar-se contra pressões político-partidárias, a fim de garantir segurança, rentabilidade e liquidez para os investimentos da PREVI.
|