Voto de segurança
Asegurança dos sistemas eletrônicos garante o sigilo e a apuração idônea dos votos
Em maio, os associados escolhem novos dirigentes. Precisamente 166.476 pessoas terão oportunidade de votar em uma das quatro chapas cujos candidatos concorrem a cargos nos Conselhos Deliberativo, Fiscal e Consultivos e na Diretoria de Seguridade. Em processos de votação, qualquer que seja a forma do voto (cédula ou eletrônico), uma preocupação legítima dos eleitores é a segurança do processo. Na PREVI, são adotados procedimentos que asseguram o sigilo do voto, e a integridade e a fidelidade das informações.
A votação acontece em ambientes totalmente eletrônicos: Unidade de Resposta Audível (URA), por meio do telefone 0800-729-0808, e SISBB para o pessoal da ativa.
Sistemas Eletrônicos são certificados
O sistema eletrônico utilizado no voto dos aposentados e pensionistas é certificado por auditoria externa, com acompanhamento dos auditores da PREVI. Essa certificação garante que o voto seja mantido em sigilo e que cada eleitor vote uma única vez. Os dados permanecem inviolados durante todo o processo e as informações armazenadas no sistema são fiéis à escolha expressa pelo voto de cada participante. Os mecanismos de segurança garantem a fidedignidade das informações tratadas pelos recursos tecnológicos envolvidos em todo o processo eleitoral, desde o telefonema do participante aposentado para o 0800-729-0808 até a apuração dos votos.
Votação simulada para chapas concorrentes
Antes do início de cada processo de votação, a Gerência de Tecnologia da Informação e o Gabinete da Presidência, com acompanhamento da Auditoria, realizam simulação com a presença de representantes das chapas concorrentes e da Comissão Eleitoral. Cada um dos presentes vota pelo “viva-voz” na presença dos demais. Na seqüência, todos comprovam que o resultado da apuração no sistema reflete com precisão os votos anteriormente simulados.
O sistema de votação por telefone é seguro, uma vez que todos os acessos são fechados, o que afasta qualquer possibilidade de modificação do voto armazenado. O lacre é feito antes da abertura da votação e se estende até o encerramento da apuração, quando são comparados os números de votos registrados por três fontes envolvidas no processo de votação eletrônica: Unidade de Resposta Audível (URA, 0800-729-0808), sistema informatizado de votação e registros da trilha de auditoria.
Os auditores da PREVI e os auditores externos acompanham todo o processo, desde o lacre até a retirada dele para apuração dos votos. Esse lacre é feito por meio de senha dividida em três partes, cada uma delas criada por uma pessoa diferente: o representante da auditoria externa; o integrante da Comissão Eleitoral; e o membro do Gabinete da Presidência. Nesse trio, cada um só tem conhecimento da parte da senha que criou.
A base de dados e as ações inerentes ao sistema de votação são acompanhadas diariamente pelos auditores com o objetivo de analisar a pertinência de cada procedimento adotado. Mas nem esses auditores podem saber de quem é o voto computado, uma vez que eles são criptografados e armazenados em máquinas lacradas, o que impossibilita a violação do sigilo eleitoral.
Um participante, um voto
A ligação do participante é atendida pela URA (0800-729-0808). Para que o voto seja computado, é preciso confirmar dados pessoais. Se os dados não conferem, é comunicada a inviabilidade do voto naquele momento. O objetivo dessa checagem é garantir a lisura da eleição.
Lembramos que a PREVI só solicita confirmação de dados pessoais quando o contato parte do próprio participante, seja pelo telefone, seja pela internet. Não há possibilidade de o participante receber uma ligação ou mensagem pela Internet em nome da PREVI, para confirmação de dados pessoais. Se isso ocorrer, não confirme, porque pode ser tentativa de fraude.
Auditoria Externa com experiência em informática
O Regulamento de Consultas aos Participantes e Assistidos não determina a contratação de auditoria externa. No entanto, a Comissão Eleitoral adota essa prática de modo a oferecer aos eleitores mais uma fonte de credibilidade. A experiência na prestação de auditoria em sistemas de informática e o atendimento ao escopo definido são os critérios técnicos para a escolha da empresa a ser contratada. Já a assessoria prestada a cada pleito pelos auditores internos à Diretoria Executiva está prevista no Regimento Interno da Instituição.
Voto do pessoal da ativa é acompanhado pela Audit do BB
O voto eletrônico não é novidade para o pessoal da ativa, que há tempos usa o SISBB. As eleições da PREVI vêm sendo realizadas com a utilização desse sistema desde 1998. De lá para cá, contando com aprovações de relatórios anuais, plebiscitos e eleições de dirigentes, esta será a 12ª vez, em votações da PREVI, em que os participantes da ativa utilizarão o SISBB para manifestar sua posição. Nesse caso, são os auditores do Banco que acompanham cada pleito da PREVI. O foco do trabalho é avaliar a segurança do sistema de votação do SISBB, com emissão de parecer a respeito do sigilo, da unicidade e da inviolabilidade do voto. A simulação do processo de votação também conta com a participação de representantes indicados e dos auditores da PREVI. |
Votação em maio
A votação ocorre na segunda quinzena de maio – das 9h do dia 16 às 18h do dia 28 – mas o processo começou em janeiro, com a publicação do Regulamento, do Edital, do cronograma e da composição da Comissão Eleitoral, no site www.previ.com.br. Acompanhe as notícias no site e na edição especial da Revista, dedicada à divulgação dos currículos dos candidatos e dos programas das chapas.
Como votar
- Pessoal da ativa: SISBB
- Aposentados, pensionistas, contribuintes e participantes externos: 0800-729-0808
O voto por telefone será computado somente depois de ouvir a seguinte gravação: “Votação concluída com sucesso. A PREVI agradece sua participação.”
- Aposentados, pensionistas, contribuintes e participantes externos fora do país: (55-21) 3870-1040. Nesses casos, o custo da ligação internacional é por conta do participante.
O pessoal da ativa necessita da senha do SISBB. Já os colegas aposentados, pensionistas, contribuintes e participantes externos precisam da senha de seis dígitos usada no Auto-atendimento da PREVI. Há dois caminhos para obter senha:
- Site da PREVI – Seção “Auto-atendimento”, Opção “Cadastrar Senha”. Alguns dados pessoais devem ser confirmados pelo associado.
- 0800 -729 - 0505 – Serão solicitados matrícula e alguns dados pessoais.
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