Loucura que produz história
|
Arthur Bispo do Rosário: arte e loucura
Jorge Anthonio e Silva, aposentado
Editora Quaisquer, 2003
111 páginas |
"Sem a arte, inclusive a literatura, a humanidade viveria em período de trevas, nomadismo e desencontro", diz Jorge Anthonio e Silva quando indagado sobre a importância da leitura. Em seu livro, Arthur Bispo do Rosário: arte e loucura, que começou como uma dissertação de mestrado, a loucura não é vista como obrigatória para a arte. A loucura, para ele, é qualitativa, tanto para a criação quanto para o estudo da falta de razão. Bispo, tema do seu livro, foi considerado esquizofrênico e, nos 50 anos que passou em um hospital psiquiátrico, fez história na arte contemporânea brasileira. Ao falar dele, na orelha de sua obra, enfatiza: "Bispo emerge com indagações para renovados ajuizamentos sobre o belo que demanda amor e o sublime que antecipa respeito". O autor trabalha como docente na Universidade de Sorocaba (UNISO), cidade onde vive desde 2004. Envie mensagem para jorgeanthonio@uol.com.br ou ligue (11) 3223-2821 / (11) 3361-5308. |
Vertentes
Pedro Tadeu de Maia, aposentado
Imediata, Gráfica e Editora Ltda., 2005
77 páginas
"As palavras não expressam o que o âmago do pensamento diz". Assim Pedro começa um de seus poemas, chamado Expressão. Poemas, aliás, que chama de meditações. Com eles, o autor deseja a interação entre o leitor e o sentimento expressado, já que, para ele, cada verso representa a vida de alguém. Para adquirir o livro, escreva uma mensagem para ptadeumissoes@hotmail.com ou ligue (83) 3042-4908.
Folhas de Março
Ismael Machado, Gepes - Campo Grande MS
Arte Bela Gráfica e Editora, 2006
84 páginas
A coletânea de poesia tem como temática a vida e o tempo. No prefácio, Paulo Nolasco, professor de Teoria e Crítica Literárias na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), discorre sobre como a obra é leve e valoriza o papel do leitor. Quem lê, cria e colabora na produção de sentido. Para adquirir, escreva para ismael.machado@bb.com.br ou ligue para (67)3389-1496 / (67)3356-3209.
História do Maranhão, a colônia
Carlos de Lima, aposentado Instituto Geia, 2006
626 páginas
O livro trata de forma sistemática da história do Maranhão desde a Colônia. Mas Carlos de Lima não ficou preso aos limites do estado e escreve uma história do Brasil, tendo o Maranhão como vasto cenário. é a forma de o autor mostrar seu amor por esse lugar, já que não é apenas um relator frio dos fatos. Para adquirir o livro, ligue para (98) 3226-4531.
Arraial da Pedra Branca
Jota Rezende, aposentado
Foglio Editora Gráfica, 2005
299 páginas
Jota descreve o centro-norte do largo sertão de Minas Gerais e, sendo mais específico, a serra do Cabral, sua terra natal. Livro com realidade e ficção, mas principalmente de memórias de um pedaço especial da vida desse autor. Para adquirir o livro, ligue para (31) 3486-5566.
Confira na Sala de Estar do espaço Viver Bem do site da PREVI a divulgação de trabalhos artísticos, acadêmicos e extra-profissionais que expressam a manifestação artística dos participantes da PREVI.
|