|nº 117| Agosto 06

EDITORIAL
Transparência

Desde 2003, a PREVI adotou como uma das suas diretrizes estratégicas a Transparência. A idéia que move uma entidade para uma política de transparência é a convicção de que a informação e o conhecimento são instrumentos fundamentais para gerar a confiança e a responsabilidade mútua entre os administradores da entidade, todos os seus associados e os principais parceiros (inclusive a sociedade).

A valorização da transparência como um atributo importante para uma empresa ou organização vem crescendo a cada dia. Nem sempre foi assim. No passado (e em alguns casos ainda presentes) empresas e organizações tinham medo de abrir suas informações e julgavam que isto iria fragilizá-las. Os controladores e administradores justificam este medo (ou cautela excessiva) com várias alegações: receio de expor a estratégia da empresa para concorrentes ou inimigos; receio de que as informações não sejam entendidas ou sejam distorcidas por quem não entende do negócio; receio de que a abertura de informações atrapalhe processos de negociação; receio de que a exigência por informações não tenha fim e isto implique custos e riscos crescentes.

É claro que certos cuidados sempre terão que ser tomados para preservar a entidade. Mesmo uma organização como a PREVI, que não tem fins lucrativos e não “concorre” com outras empresas, vive em um ambiente competitivo e de interesses nem sempre convergentes. Além disso, a PREVI tem participação em empresas que concorrem no mercado; está constantemente em processos de negociação que envolvem contrapartes; e atua em um mercado regulado, onde o cuidado com informações envolve riscos legais bastante razoáveis.

Uma política de transparência exige um fluxo constante de informações confiáveis apresentadas de forma didática. Exige também a disponibilidade dos administradores para responder dúvidas e interagir constantemente com os associados.

A PREVI adota diferentes instrumentos e meios para levar informações aos seus associados: a Revista PREVI, o Relatório Anual de Atividades, o site na internet, mensagens eletrônicas, resposta a cartas, atendimento telefônico e por email, palestras e apresentações com dirigentes e funcionários, e encontros com lideranças das entidades representativas. Além disso, a PREVI foi pioneira em apresentar seu Relatório Anual para analistas de mercado (na Abamec/RJ e Apimec/SP) e imprensa.
Apesar de tudo isso, sabemos que eventualmente há pessoas que apontam algum erro ou alguma insatisfação com as informações divulgadas. Nós estamos sempre abertos a evoluir e corrigir nossas deficiências, mas também somos obrigados a registrar que em alguns casos as pessoas extrapolam os pedidos de informação, ou simplesmente não se conformam com as explicações, o que pode ser considerado até normal em um universo de mais de 170 mil associados.
De qualquer forma, entre em contato conosco. A sua demanda é sempre uma forma de nos aprimorarmos.

Sérgio Rosa