COMPROMISSO COM VOCÊ
A Chapa Unidade na Previ tem história e já demonstrou capacidade para administrar a Previ e encaminhar as demandas dos associados. Capacidade que rendeu conquistas como a redução da Parcela Previ, o aumento do benefício mínimo, a reabertura da Carim, a eleição direta para os diretores, a incorporação dos novos associados à gestão da Previ e, mais recentemente, a redução das contribuições.
Na atual administração, a Previ saiu de um déficit de R$ 3,6 bilhões, registrado em 2002, para superávits seguidos a partir de 2003, atingindo R$ 18,9 bilhões em dezembro passado.
Além da capacidade técnica, a Chapa Unidade na Previ tem representatividade política, pois reúne pessoas ligadas às mais importantes entidades do funcionalismo – sindicatos, Anabb, associações de aposentados, AABB’s.
Nosso compromisso é sempre ouvir as demandas dos associados, construir soluções viáveis, lutar pelas reivindicações de todos e administrar a Previ com transparência e segurança.
Entre 15 e 29 de maio vote na Chapa Unidade na Previ para, juntos, mantermos a Previ numa rota de transparência, segurança e conquista de melhores benefícios.
PROPOSTAS
MAIS DEMOCRACIA, MAIS BENEFÍCIOS
FIM DO VOTO DE MINERVA
Vamos continuar lutando pelo fim do voto de minerva para não correr o risco de o banco tomar decisões à revelia dos associados. A Previ já tem parecer da SPC que aceita a possibilidade de se tomar decisões relevantes somente por decisão de maioria.
DIREITOS DOS ASSOCIADOS
Continuaremos pressionando o banco para reincorporar o direito dos associados de decidir por voto direto a aprovação de balanço anual, as alterações nos estatutos e nos regulamentos dos planos.
MELHORIAS NO PLANO 1
REABERTURA DA CARIM
A reabertura dos financiamentos imobiliários já está decidida, mas não implantada. Nosso compromisso é agilizar a implantação para atender a todos os associados, a começar pelos que nunca usaram a Carim.
BENEFÍCIO MÍNIMO
O benefício mínimo vai melhorar com a nova PP, mas há espaço para mais. Nossa proposta é que o benefício mínimo seja calculado a partir da soma da reserva de poupança de cada associado mais 80% desse valor, e não somente da reserva de poupança.
MUDANÇA DA FÓRMULA DE CÁLCULO DO BENEFÍCIO
O objetivo é melhorar os benefícios daqueles que se aposentam com menos de 30 anos de contribuição e hoje são prejudicados pelo critério de cálculo. Nosso compromisso é rever a fórmula de cálculo e garantir benefícios equânimes a todos.
AUMENTO NO TETO DE BENEFÍCIOS
Existem dois tetos de benefícios: 136% do Vencimento Padrão mais anuênios ou 75% da remuneração. A Previ considera o que for maior para efeito de aposentadoria. Nossa proposta é aumentar o teto para 90% da remuneração para melhorar a aposentadoria de milhares de pessoas.
ALTERAÇÃO DO TETO DE BENEFÍCIO PARA QUEM FICA MAIS DE 30 ANOS NO PLANO
A nova lei de previdência estabeleceu idade mínima para aposentadoria proporcional, obrigando muitos a permanecerem na ativa por mais tempo e a contribuir por mais de 30 anos à Previ. A atual regra de cálculo da Previ estabelece um teto que pune os que excedem 30 anos de contribuição. Propomos rever esse critério e aumentar o benefício desse segmento de maneira proporcional ao tempo de contribuição.
AUMENTO NAS PENSÕES
Propomos aumentar de 60% para 80% o valor mínimo das pensões pagas aos beneficiários dos participantes falecidos.
ANTECIPAÇÃO DO BENEFÍCIO AOS 45 ANOS PARA AS MULHERES
A Previ garante aposentadoria antecipada – sem INSS – aos 50 anos para homens e mulheres. Propomos que essa idade seja reduzida para 45 anos para as mulheres e corrigindo uma distorção do plano, dando o mesmo tratamento ao benefício ou seja, redução de três anos em relação à geral de previdência.
MELHORIAS NO PLANO PREVI FUTURO
RESGATE DAS RESERVAS
Propomos que o participante do Previ Futuro tenha o direito de resgatar, além das suas contribuições pessoais, também as contribuições do banco, descontadas as despesas administrativas e o custeio do benefício de risco.
CUSTEIO DO BENEFÍCIO DE RISCO
O banco e o participante pagam cada um 0,7% dos salários como contribuição para bancar os benefícios de risco (aposentadoria por invalidez e pensão por morte de ativos). No resgate, esse percentual não é devolvido. Propomos que o benefício de risco seja custeado somente pela contribuição patronal, para melhorar o montante das reservas individuais.
FINANCIAMENTOS IMOBILIÁRIOS
O plano Previ Futuro não tem recursos suficientes para abertura de financiamentos imobiliários, pois o teto legal de 15% dos ativos é utilizado para empréstimos simples. Nossa proposta é viabilizar acordo com o BB ou outros bancos para abrir financiamento imobiliário mais barato aos associados do plano Previ Futuro.
REVISÃO DA POLÍTICA DE INVESTIMENTOS
Propomos rever a política de investimentos do plano Previ Futuro e investir parte das reservas em fundos de renda variável, de maneira a melhorar a rentabilidade e aumentar o valor das cotas. Tudo feito com segurança e acompanhado pelo Conselho Consultivo do plano.
|