|nº 111| Fevereiro 06

Nesta Edição » Uso de senha - Informação On-line
Informação on-line

Edmilson, em sua casa. Tudo resolvido pela Internet
Espelho, saldos e cálculos simulados.
Tudo ao alcance da mão
Quer fazer um cálculo simulado da aposentadoria?
Checar o saldo da reserva que já acumulou?
Acompanhar o empréstimo simples e o financiamento imobiliário?
E ainda saber quais são os pecúlios mantidos, obter o demonstrativo para IR, solicitar segunda via do Cartão PREVI, atualizar o endereço, escolher a publicação que quer receber em casa?

É só digitar www.previ.com.br e clicar no Auto-atendimento. Para garantir o sigilo dessas informações, é necessário usar senha.

As facilidades do Auto-atendimento são muitas. Para o aposentado Edmilson Martins, 68, que por 25 anos trabalhou no Banco do Brasil, nas agências Madureira e Centro, no Rio de Janeiro, a utilização dos serviços da PREVI pela internet só traz vantagens. �Quando a Revista PREVI informou que haveria a possibilidade de acessar os serviços pela internet, logo comecei a utilizá-los. Podemos ter acesso a informações sobre empréstimos, contracheques e todos os nossos benefícios. Não precisamos nos deslocar até a PREVI, ir ao Banco nem mesmo telefonar�, afirma.

Edmilson conta que agora não enfrenta mais filas. �Tento resolver tudo pelo Auto-atendimento. Um dia desses precisei saber sobre o empréstimo simples e recorri à internet. Também já precisei ver o contracheque, que não tinha recebido pelo Correio, e estava no site da PREVI�, diz.

Manter-se atualizado é outra vantagem. �Além dos serviços, passei a acompanhar as informações sobre tudo o que acontece na PREVI. Acompanho até o desempenho dos nossos diretores. Fico sabendo todas as notícias imediatamente pela internet�, afirma. Apesar de estar habituado com a tecnologia, ele não deixa de lado as demais possibilidades de se inteirar dos acontecimentos da Instituição. �No site fico sabendo as notícias que vão sair detalhadamente na Revista. Quando me desperta interesse, fico de olho para não perder o número�, diz.

A primeira experiência do aposentado com a internet foi compartilhada por toda a família. �Meus quatro filhos se interessaram pela internet porque ajudava nas pesquisas para a universidade. Eles incentivaram minha mulher e eu para usarmos também�, conta. Edmilson utiliza a web há mais de 10 anos e faz questão de estimular os amigos. �Converso com meus colegas para que eles também usem. Digo que é a melhor forma de obter informações e estar atualizado�, enfatiza.

A Internet é uma aliada

As vantagens apontadas por Edmilson são incontáveis. �A internet reduz o tempo e a distância. Costumo conversar com minha família, que mora no Nordeste pelo e-mail, que é uma forma de contato imediato�, afirma o aposentado, que há dez anos não visita Milagres, Ceará, sua cidade natal, e aproveita para matar a saudade virtualmente.

�Tento resolver tudo pelo Auto-atendimento.
Já precisei saber sobre empréstimo simples e ver o contracheque�, diz Edmilson

O acesso à internet e os conhecimentos de informática também contribuíram para uma grande conquista. Quando presidiu o Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro, em 1972, Edmilson passou por uma experiência marcante que resultou no livro Bancários � Anos de Resistência (1964-1979), publicado em 2004. �Fui presidente do sindicato por quatro meses, mas a ditadura fez uma intervenção, pois defendíamos os direitos da nossa classe e naquele tempo não deixavam. Eu e outros colegas fomos presos. Fiquei detido por 46 dias e, por isso, me afastei da presidência�, lembra. O computador facilitou a produção e a redação do livro. �Com as anotações que fiz na época, minhas lembranças e a ajuda dos companheiros, escrevi o livro. Coloquei tudo no computador e a internet me ajudou a pesquisar datas e nomes do mundo da política no momento�, informa.

Para o jornalista Sérgio Maggi, colunista do caderno InformáticaEtc do jornal O Globo, o medo do computador não combina com a tecnologia atual. �Não se pode ter medo. É preciso encarar a internet de frente. Os computadores de hoje são muito amigáveis. Operar é muito fácil, é só apertar o botão, esperar ligar e navegar na internet�, afirma. Se mesmo assim o receio persistir, ele aconselha a procurar ajuda de alguém mais experiente ou algum curso. �A grande vantagem da internet, além de ser fonte de informação, é que se pode pagar contas e fazer compras, até em supermercados, sem sair de casa. Esse é um ponto positivo, principalmente para os idosos. As burocracias da vida são resolvidas pela internet�, avalia.

A SENHA É SUA CHAVE

Por serem confidenciais, as informações do Auto-atendimento do site da PREVI são liberadas mediante senha. Para obter informações pessoais pelo 0800-729-0505 também é necessário informá-la. Os números são enviados para a residência de todos os participantes, pensionistas e ex-participantes que mantêm algum tipo de relação com a PREVI. É com essa senha que a cada dois anos aposentados e pensionistas escolhem, por telefone, seus representantes nos Conselhos Deliberativo e Fiscal da Instituição.

Se depois de receber a senha enviada pela PREVI, quiser trocar o número, é só entrar no Auto-atendimento e escolher nova senha.