|nº 106| Setembro 05

Nesta Edição » Benefícios - Nova Carim
Financiando sem sufoco

Tarcísio: "Criei meus filhos nesta casa
e estou muito satisfeito com o imóvel
e com a Carim”
Manutenção do comprometimento da renda e redução do número de parcelas estão à disposição dos mutuário

Uma das principais vantagens da Nova Carim é a manutenção até o final do contrato do percentual de comprometimento de renda bruta com as prestações. Isto é, se a renda aumentar, a prestação também aumenta, mas se diminuir o mutuário não fica no sufoco, pois passa a pagar menos.
Essa é uma vantagem que traz mais segurança para o mutuário, principalmente em situações de entrada em aposentadoria ou perda de comissão. Em outras palavras, os funcionários da ativa só têm a ganhar com a Nova Carim.

Outra vantagem clara são os reajustes mensais. O reajuste, que antes vinha de uma só vez em setembro, passa a ser dividido pelos meses. Por outro lado, variações salariais são rapidamente consideradas. Assim, se ocorrer redução salarial em determinado mês, a prestação também é reduzida no mês imediatamente posterior.

As vantagens não param por aí. Tarcísio Junges, aposentado, teve o número de prestações reduzido com a Nova Carim. Pai de três filhos, sempre quis oferecer, dentro de suas possibilidades, o melhor para sua família.

“Na época em que mudamos, meus filhos eram mais novos e adoraram a casa. Colocamos uma cesta de basquete no pátio e eles se divertiam pra valer. Criei meus filhos nesse imóvel e estou muito satisfeito – com o imóvel e com a Carim”, afirma. E acrescenta: “para quem tem recursos à disposição, é vantagem liquidar antecipadamente, pois o mercado financeiro não está remunerando bem.”

Já para Rosa Maria Rabelo da Silva, que trabalha na Secretaria Executiva da Presidência, foi vantagem utilizar os procuradores comuns da PREVI . Ao comprar o apartamento onde mora, em 1992, ela financiou “valor não muito alto”. Mesmo assim, ao aderir à Nova Carim, a redução no saldo devedor foi boa. Rosa pretende liquidar antecipadamente o financiamento, seja com valores do FGTS, seja quando se aposentar, outro de seus planos para breve.

MUTUÁRIOS TÊM ATÉ 30 DE NOVEMBRO PARA AJUSTAR O CONTRATO

Até novembro/2005, mutuários das carteiras PCE e Adesão que ainda não aderiram à Nova Carim têm nova oportunidade. Algumas das vantagens oferecidas:

  • A prestação jamais ultrapassa o percentual de comprometimento da renda bruta observado em 31/3/2005.
  • Fim do refinanciamento com redução de até 60 meses no prazo do contrato. O mutuário não paga mais resíduo, que passa a ser coberto pelo Fundo de Hedge.

Desconto para liquidar o financiamento
Quem preferir quitar o saldo devedor tem desconto mínimo de 15%. O prazo para essa operação também se esgota em novembro de 2005. A PREVI criou linha específica de Empréstimo Simples, o ES-Finimob, no valor de até R$ 25 mil para quem precisa de recursos para complementar a liquidação do financiamento. O ES-Finimob está disponível até dezembro.

Convênio para uso do FGTS está suspenso
Embora já tivesse sido dada como certa a renovação do convênio entre a PREVI e a Caixa Econômica Federal que permite o uso do FGTS para liquidar o financiamento da Carim, a implantação de novos procedimentos por ocasião da renovação gerou impedimentos jurídicos ainda não resolvidos. A PREVI e a CEF permanecem em entendimentos para dar continuidade ao convênio.