Muitas vezes, envolvidos pelas tarefas do dia-a-dia, esquecemos de cuidar dos interesses que não são imediatos. Mas pequenas iniciativas podem ser preciosas quando chega a hora de tomar uma decisão. Providenciar a anotação do tempo de trabalho anterior ao Banco do Brasil é de grande valor para o momento da aposentadoria. Esse registro é fundamental não só para os associados, mas também para o nosso fundo de pensão. Para os participantes, porque podem planejar a melhor época para a aposentadoria e, para a PREVI, porque quanto mais precisos os dados mais corretos ficam os cálculos de seus compromissos.
E como saber se o tempo anterior está computado no Banco ou não? Como providenciar para que seja anotado? Esses períodos devem estar registrados no SISBB, aplicativo ARH, opção 03/44 – Tempos Complementares. O associado precisa juntar toda a documentação que comprove os tempos anteriores e entregar ao gestor de sua dependência, que vai conferir e providenciar a anotação no ARH. As instruções estão no LIC 57.400.6. Após a inclusão, os dados serão remetidos à PREVI. |
Mas, atenção: mesmo com o registro nos sistemas, os documentos deverão estar disponíveis para apresentar à Previdência Oficial no momento em que se solicita a aposentadoria. Por isso, guarde-os com muito cuidado.
Sites do MPAS e da PREVI simulam cálculos
Para obter informações bem próximas da realidade sobre tempo de contribuição e valores de benefícios, o associado conta com dois espaços na Internet. No site www.mpas.gov.br é possível simular a contagem do tempo de contribuição. Com a mesma documentação usada para atualizar o ARH e com o número do PIS/Pasep em mãos, pode-se ver com detalhes quanto tempo falta para a aposentadoria proporcional ou integral. É só acessar o link Serviços/Calcule sua aposentadoria/Simulação da contagem do tempo de contribuição/Contagem de tempo de contribuição e preencher os dados solicitados.
Outra simulação que vai ajudar na hora da decisão pode ser feita no site da PREVI.
Além de encontrar informações sobre as condições que precisam ser cumpridas, é possível simular o valor do complemento PREVI no Auto-atendimento, link Cálculo simulado de aposentadoria. Mais uma vez, para que a informação chegue mais perto da realidade, será necessário informar o tempo de contribuição à Previdência Oficial. Mas lembre-se: são simulações e, como tal, sujeitas a confirmação na data da aposentadoria.
|