|nº 105| Agosto 2005

Nesta Edição » Benefícios - Nova Carim
Nova Chance

Erik Persson, diretor de Seguridade
Reabertura da Nova Carim traz vantagens para participante renegociar ou quitar contratos
Os participantes que possuem contratos de financiamento imobiliário e que não fizeram ajuste na primeira etapa da Nova Carim podem participar da segunda etapa, que vai até novembro deste ano. A Nova Carim destina-se aos contratos das carteiras PCE – escrituras assinadas a partir de dezembro de 1989 – e Adesão – assinadas a partir de dezembro de 1989 e repactuadas entre novembro de 1998 e maio de 2001.

Uma das principais vantagens é o ajuste estrutural e definitivo dos contratos com a redução do saldo devedor e do prazo do financiamento para a maioria dos mutuários.

Outro ponto importante é que a prestação diminui caso a renda bruta seja reduzida, como nos casos de perda de comissão ou de aposentadoria pela Previdência Oficial, por exemplo. Há também a opção de quitar toda a dívida, com o desconto mínimo de 15%, com o uso do FGTS ou de outras fontes de recursos.

Esta foi a opção do guia turístico Vamberto Vilar Maranhão, funcionário aposentado do Banco do Brasil, que financiou um apartamento em João Pessoa (PB) em 1991. “A Nova Carim é muito válida. De outra forma, não haveria hipótese de quitação do contrato, como pude fazer, utilizando o dinheiro do FGTS”, conta. “O saldo devedor tinha chegado a um patamar totalmente fora da realidade e eu não via solução. O valor do saldo caiu, quitei o imóvel e fiquei tranqüilo.”

Quem renegociou os valores do contrato também teve vantagens. “Além da redução do saldo devedor, considero muito importante a definição de um parâmetro pelo qual a prestação mensal não pode ultrapassar um determinado percentual da renda. Isso me deu a segurança de que poderei pagar o financiamento até o fim”, comemora Antônio Cláudio Leite Lima, também aposentado do BB, que financiou há 14 anos uma casa em Cabo Frio (RJ).

Como Vamberto e Antônio Cláudio, cerca de 70% dos 22.800 mutuários que receberam o kit na primeira fase, encerrada em março de 2005, fizeram a opção. Desses, aproximadamente 10% aproveitaram os saldos reduzidos para quitar os financiamentos.

“A reabertura da Nova Carim é mais uma chance para o mutuário equilibrar o contrato e garantir prestações sempre compatíveis com o que ganha”, afirma Erik Persson, diretor de Seguridade.
“Para os que quiserem liquidar antes com desconto, é possível usar o FGTS e a linha especial do Empréstimo Simples. São benefícios que mostram o empenho dos dirigentes no atendimento de demandas antigas dos associados”, acrescenta.

Na segunda etapa da Nova Carim, o kit foi novamente enviado aos mutuários. O material inclui cartilha informativa com perguntas e respostas sobre as dúvidas mais freqüentes, formulários, minuta comentada do novo contrato e envelope em que os documentos necessários devem ser acondicionados.

Ao decidir pela adesão, o mutuário tem quatro opções para dar início ao ajuste contratual: designar os “Procuradores Comuns da PREVI” como seus procuradores; agendar diretamente no 6 º Ofício de Notas do Rio de Janeiro o dia e a hora para assinar a escritura; designar um procurador diferente dos indicados pela PREVI ou fazer a escritura em outro local.

A vantagem de lavrar a escritura no cartório do 6 º Ofício de Notas, do Rio, é que a PREVI renovou convênio para que o custo seja de apenas R$ 53,76 (sem contar a despesa com averbação, que varia de um estado para o outro). Com todas as facilidades, a estimativa é que esta segunda etapa da Nova Carim beneficie cerca de 8 mil mutuários.

FGTS E LINHA DE EMPRÉSTIMO AJUDAM A QUITAR

O uso do FGTS para liquidação do saldo devedor no financiamento imobiliário da Carim pode ser feito até 17 de setembro, porém o processo deve ser iniciado com antecedência. Os procedimentos necessários à operação estão disponíveis no site www.previ.com.br

Além disso, a Previ já enviou informativo especial para a residência de todos os mutuários que podem utilizar o FGTS para esse fim. A lista de documentos varia de acordo com o tipo de imóvel e outros fatores, como estado civil. Basta ir a uma agência da Caixa Econômica Federal e pedir informações sobre os procedimentos da Instrução CEF – FGTS HH 10804, de 21/3/2005.

Para aqueles que não dispõem de recursos suficientes no FGTS, a Diretoria da Previ aprovou uma nova linha de empréstimo voltada exclusivamente para complementar a liquidação de financiamento da Carim: o ES-Finimob. O empréstimo está disponível também para o mutuário que não usar o FGTS e não dispuser de recursos próprios suficientes para cobrir o saldo.

Aqueles que já possuem Empréstimo Simples também podem contratar a nova modalidade, já disponível. O valor máximo será de R$ 25 mil, limitado a 50% do saldo devedor do financiamento apurado na data da liquidação. Não será possível obter o empréstimo apenas para amortizar o financiamento. Mais informações no site www.previ.com.br