Tabuleiro de somar
1 Ingressando no PREVI Futuro, você terá uma aposentadoria mais tranquila. Se possui outro plano de previdência, também pode portar seu saldo para a PREVI e engordar sua conta de aposentadoria. SAIBA MAIS
2 Acesse o Simulador de Renda, no Autoatendimento do site, e planeje sua aposentadoria. Você também pode acompanhar a evolução de seu saldo de conta pelo Extrato de Contribuições. SAIBA MAIS
3 À medida que o tempo passa, a gente investe os seus recursos. A rentabilidade se acumula de acordo com o Perfil de Investimentos que você escolheu. SAIBA MAIS
4 Sendo promovido, você pode ter direito à contribuição de evolução na carreira (2B). Aproveite que o Banco contribui com o mesmo valor e turbine sua aposentadoria. SAIBA MAIS
5 Aproveite qualquer grana extra para investir no seu futuro. Faça uma contribuição esporádica ou mensal (2C) pelo site e engorde seu saldo de conta. SAIBA MAIS
6 Se você completou 50 anos e já contribuiu por pelo menos 15 anos para o Plano, pode sair do Banco e pedir a Renda Mensal Antecipada de Aposentadoria. Faça as contas e veja se vale a pena sair. SAIBA MAIS
7 Você pode preservar o nível salarial anterior à perda da comissão e garantir um benefício ou pensão melhor. SAIBA MAIS
8 Você já pode se aposentar no INSS. Para a aposentadoria da PREVI, tem de sair do BB e ter mais de 60 contribuições para a Renda Mensal Vitalícia ou mais de 180, para Renda Mensal de Aposentadoria. Quanto mais tempo de PREVI, melhor o benefício. SAIBA MAIS
9 Hora de curtir a vida com as reservas que você acumulou. É também neste momento que você tem de escolher se deseja deixar pensão para pessoas queridas. SAIBA MAIS
PORTABILIDADE A portabilidade permite que os participantes transfiram seus recursos de um plano de previdência para outro, sem transitar pela conta corrente nem incidir Imposto de Renda. Podem trazer para a PREVI recursos de outros planos os participantes ativos que estejam contribuindo regularmente para o PREVI Futuro, mesmo que tenham saído do Banco. O participante terá direito a portar toda a sua poupança previdenciária. É preciso verificar na entidade de origem se há algum prazo de carência que impeça a transferência imediata dos recursos. Além disso, alguns tipos de fundo (como o VGBL) não podem ser transferidos.

Simule qual será sua renda de aposentadoria fazendo a portabilidade
Para ter uma estimativa de quanto será o acréscimo no seu benefício de aposentadoria ao fazer a portabilidade para o PREVI Futuro, consulte o Simulador de Renda no Autoatendimento.

Para mais informações, clique aqui.
Depois de seis anos de contribuições para um plano de previdência aberto, Wilson de Figueiredo decidiu trazer esses recursos para o PREVI Futuro. “Além de ter toda a confiança na solidez da PREVI, percebi que ela vinha conseguindo rentabilidades melhores do que o plano onde eu aplicava”, explica Wilson, funcionário na Diretoria de Tecnologia, em Brasília.
SIMULADOR DE RENDA No Simulador de Renda do PREVI Futuro, que pode ser consultado no Autoatendimento, além de ver qual é o valor de seu salário de participação atual e de suas contribuições, você terá três opções de simulação: pela idade de aposentadoria, pela renda desejada e pela contribuição desejada.

Para saber quanto você já acumulou para sua aposentadoria, consulte também o Extrato de Contribuições no Autoatendimento
PERFIS DE INVESTIMENTO Ao longo do tempo, é o efeito cumulativo do rendimento sobre o dinheiro na conta que vai responder pela maior parte do saldo de aposentadoria. Quanto mais você contribui – e por quanto mais tempo –, maior será o efeito multiplicador da rentabilidade. Você pode interferir nessa rentabilidade potencial escolhendo seu Perfil de Investimento, que altera a parcela de recursos aplicados em renda variável.

São quatro opções: Conservador, Moderado, Agressivo e Perfil PREVI (padrão definido anualmente pela Política de Investimentos do Plano). A opção por um dos Perfis não é definitiva e pode ser alterada a cada 12 meses. Essa escolha deve sempre considerar a perspectiva de longo prazo e o perfil de alocação de investimentos do participante, evitando assim decisões a partir de cenários de curto prazo, que podem ser influenciados por oscilações pontuais.

Onde consultar

No Autoatendimento, opção Perfis de Investimento, você pode verificar qual é o seu perfil e fazer a alteração, após o envio do termo de autorização para a PREVI. No Extrato de Contribuições, também no Autoatendimento, você pode verificar qual é a rentabilidade do seu perfil em comparação com os demais.
CONTRIBUIÇÃO DE EVOLUÇÃO NA CARREIRA (2B) A contribuição de evolução na carreira é calculada de acordo com a remuneração do Banco e o tempo de contribuição à PREVI, por meio da pontuação individual do participante. Com a evolução de carreira, ou seja, quando a remuneração do funcionário descola da média, é necessária uma contribuição maior, fundamental para obter uma renda de aposentadoria mais próxima do salário da ativa. Para quem está acima da média salarial, a pontuação individual indica o percentual de contribuição adicional necessário, que varia de 1% a 10% do salário de participação.

Esse percentual é acompanhado, na mesma proporção, pelo Banco e se soma aos 7% da contribuição básica. O desconto é efetuado automaticamente pelo teto permitido de acordo com a pontuação, salvo opção contrária do participante. Você pode consultar e/ou alterar seu percentual no Autoatendimento do site PREVI, clique em Contribuições (aba “Contribuições 2B”).
CONTRIBUIÇÃO ADICIONAL A contribuição adicional 2C, que pode ser mensal ou esporádica, é feita unicamente pelo participante, no percentual escolhido por ele – mínimo de 2% do salário de participação para contribuição mensal e de 20% para a esporádica. Ela pode ser utilizada para aumentar o valor do benefício ou para diminuir o tempo de contribuição, de acordo com o perfil de cada um, independentemente de qualquer outro fator como tempo ou cargo. Ou seja: a partir do recebimento do primeiro salário no Banco, qualquer pessoa já pode começar a planejar seu futuro benefício e o momento da aposentadoria. Você pode aproveitar a renda extra proporcionada pela PLR ou pelo 13º para começar a fazer aportes pela 2C.

Como fazer

Acesse o Autoatendimento no site PREVI, clique em Contribuições (aba “Contribuições 2C”).
RENDA MENSAL ANTECIPADA DE APOSENTADORIA O participante precisa ter feito no mínimo 180 contribuições mensais e ter pelo menos 50 anos de idade. Também deve rescindir o vínculo empregatício com o Banco para, simultaneamente, requerer o benefício. Nesse caso, ele não precisa estar aposentado pelo INSS, porém terá de continuar efetuando suas contribuições para o Instituto se desejar receber um benefício da Previdência Oficial.
PRESERVAÇÃO DO SALÁRIO DE PARTICIPAÇÃO Participantes que tenham sua remuneração reduzida podem pedir a preservação do salário de participação. Significa continuar efetuando a contribuição pelo mesmo valor do que quando o salário era mais alto. Para os participantes do PREVI Futuro, inclusive aqueles que planejam se tornar autopatrocinados, esse recurso é útil por dois motivos: o primeiro é continuar engordando seu saldo de conta com o mesmo valor, em vez de reduzir a contribuição – o que faria com que sua conta de aposentadoria crescesse menos. O segundo motivo é a segurança, do participante e da família: como a pensão por invalidez ou falecimento é calculada sobre a média dos 36 últimos salários de participação, e não sobre o saldo de conta, se houver redução salarial, a média sobre a qual a pensão é calculada também diminuirá.

Quem solicita a preservação deve pagar os 7% de contribuição pessoal e mais 7% referentes à contribuição do patrocinador sobre a diferença do salário preservado e do salário de participação do mês. É sempre bom lembrar que as contribuições à previdência complementar podem ser deduzidas da declaração do Imposto de Renda, até o limite de 12% dos rendimentos anuais. Assim, preservar o nível de contribuição permite este ganho adicional.

Como fazer

Acesse o Autoatendimento do site, opção Preservação do Salário de Participação.
“Preservei o salário para engordar o saldo da minha aposentadoria. Sei que, se minha remuneração voltar a subir, acima do nível preservado, a contribuição mais alta prevalece”, conta Rosani Pontes, que teve uma perda salarial ao mudar de agência em 2011.“Pretendo fazer isso enquanto tiver condições financeiras. A PREVI é um dos principais atrativos para quem faz carreira no Banco. É uma instituição sólida, com mais de cem anos de tradição e eu não queria abrir mão disso. Se você tiver disponibilidade financeira, faça a preservação”, diz Rodrigo Passos, que se afastou do BB para abrir seu próprio negócio.

Renda Mensal Vitalícia Essa opção vale para quem já pode se aposentar pelo INSS e fez mais de 60 contribuições mensais, o que corresponde a cinco anos de contribuição. Para requerer, é preciso romper o vínculo empregatício com o Banco e estar aposentado pelo INSS. Nessa e em outras modalidades, o benefício pode ser pago em parcela única, se seu valor inicial ficar abaixo de 10% da Parcela PREVI, cujo valor é reajustado anualmente.

Renda Mensal de AposentadoriaEssa opção é para quem fez no mínimo 180 contribuições mensais ao Plano – o equivalente a 15 anos de contribuição – e pode se aposentar pelo INSS (para se aposentar por tempo de contribuição pelo INSS, homens precisam ter 35 anos de contribuição, e mulheres 30 anos; para a aposentadoria por idade, homens precisam ter 65 anos de idade, e mulheres 60 anos). É imprescindível romper o vínculo empregatício com o Banco.
Wandra Bastos pediu o benefício na modalidade Renda Mensal Vitalícia, em 2012, ao atingir a idade para a aposentadoria pelo INSS. “Tinha algumas dúvidas, mas fui bem atendida pela PREVI”
Reversão em Pensão por Morte Quem solicita a aposentadoria pela PREVI (com exceção do benefício por invalidez) tem obrigatoriamente de optar se seu benefício será com ou sem Reversão em Pensão – ou seja, se seus beneficiários terão direito ou não a uma pensão após seu falecimento. Esta escolha é feita no momento da aposentadoria.

São três opções:

  • Sem Reversão em Pensão – significa que não haverá concessão de pensão a beneficiários depois do falecimento do participante. Nesse caso, o valor da aposentadoria fica um pouco maior.
  • Com Reversão em Pensão – os beneficiários receberão a pensão. O valor da aposentadoria, nesse caso, fica um pouco menor, pois parte do saldo em conta será usada para o pagamento dos pensionistas no futuro.
  • Sem Reversão em Pensão e com tempo mínimo de recebimento garantido – essa alternativa prevê o pagamento de uma renda a pessoas indicadas por um período específico. Neste caso, não há necessidade de comprovação de vínculo ou dependência econômica – qualquer pessoa física poderá ser indicada. O prazo escolhido pode ser de 5, 10 ou 15 anos. Se o participante vier a falecer durante esse período de tempo, as pessoas indicadas recebem a pensão pelo tempo restante. Nessas modalidades, o valor da aposentadoria cai um pouco, porém menos do que na opção Com Reversão.
PORTABILIDADE Depois de seis anos de contribuições para um plano de previdência aberto, Wilson de Figueiredo decidiu trazer esses recursos para o PREVI Futuro. “Além de ter toda a confiança na solidez da PREVI, percebi que ela vinha conseguindo rentabilidades melhores do que o plano onde eu aplicava”, explica Wilson, funcionário na Diretoria de Tecnologia, em Brasília. PRESERVAÇÃO DO SALÁRIO DE PARTICIPAÇÃO “Preservei o salário para engordar o saldo da minha aposentadoria. Sei que, se minha remuneração voltar a subir, acima do nível preservado, a contribuição mais alta prevalece”, conta Rosani Pontes, que teve uma perda salarial ao mudar de agência em 2011.“Pretendo fazer isso enquanto tiver condições financeiras. A PREVI é um dos principais atrativos para quem faz carreira no Banco. É uma instituição sólida, com mais de cem anos de tradição e eu não queria abrir mão disso. Se você tiver disponibilidade financeira, faça a preservação”, diz Rodrigo Passos, que se afastou do BB para abrir seu próprio negócio.

RENDA MENSAL VITALÍCIA Wandra pediu o benefício na modalidade Renda Mensal Vitalícia, em 2012, ao atingir a idade para a aposentadoria pelo INSS. “Tinha algumas dúvidas, mas fui bem atendida pela PREVI”